De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, dezembro 30, 2011

As vitaminas

Todos ouvem falar das vitaminas e dos seus benefícios, mas afinal o que são as vitaminas?

Pois bem, as vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo do organismo. Dividem-se em dois grupos, as Hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e as Lipossolúveis (solúveis em gordura e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Das Hidrossolúveis fazem parte a:

  • B1 ou Tiamina
  • B2 ou Riboflavina
  • B6 ou Piridoxina
  • B12 ou Cobalamina
  • Biotina
  • Ácido Pantonténico ou B3
  • Niacina ou B4
  • Ácido Fólico
  • C
  • Bioflavonóides

Das Lipossolúveis fazem parte a:

  • A
  • D
  • E
  • K

A Vitamina D é sintetizada pelo organismo mas de forma limitada e as Vitaminas B12 e K são sintetizadas pela flora bacteriana no intestino.

As restantes são obtidas  a partir de alimentos, de bebidas ou através de suplementos vitamínicos, uma vez que, o organismo é incapaz de as sintetizar.

As vitaminas A, C e E possuem o chamado efeito "antioxidante", aquele que diminui a acção nociva dos radicais livres.

Sem as vitaminas as reacções metabólicas no nosso organismo ficariam de tal modo lentas que não seriam eficazes. A falta de vitaminas pode ser total, denominando-se "Avitaminose" ou parcial, denominando-se "Hipovitaminose". Em ambas as situações podem surgir manifestações classificadas como doenças "carenciais".

A falta de vitaminas pode ser provocada por:
- Redução da ingestão;
- Diminuição da absorção;
- Alterações na flora intestinal;
- Alterações no metabolismo;
- Aumento do consumo.

O excesso de vitaminas - hipervitaminose- pode ser consequência da ingestão ou da administração exagerada de vitaminas.

Cada vitamina possui a sua função, assim:



Mantenha-se "Vitaminado", pratique uma alimentação nutritiva, variada e saborosa!



Disfrutem do "belo" vídeo por mim elaborado!

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Truques para uma alimentação saudável

Não sou mágica, nem nada que se pareça, mas quando o assunto é a alimentação meto qualquer mágico "no bolso".

Nota que os seus cozinhados se andam a tornar "desensaibidos", adicione um pouco de vinho branco ou tinto, aguardente, brandy ou whisky em todos os cozinhados que levar ao lume ou ao forno. O álcool evapora-se e com ele as calorias, deixando apenas um óptimo sabor.

Use e abuse das ervas aromáticas, pois são isentas de calorias - salsa, coentros, hortelã, mangericão, oregãos, cominhos, louro, rosmaninho, caril, etc.

O molho de soja tem pouquíssimas calorias e pode dar aos seus cozinhados um sabor muito "especial".

Gosta de pickles e é viciado em mostarda, pois bem, fique a saber que tem muito poucas calorias, por isso pode usá-los à vontade na sua alimentação.

Um estufado que se preze tem de ter na sua constituição concentrado de tomate, e não há qualquer problema, desde que leia o rótulo e confirme que a quantidade de açúcares é mínima.

Está farto de usar sempre os mesmos molhos, precisa variar? Aqui ficam algumas receitas saudáveis.

- Molho de queijo fresco - Misture o queijo fresco (com um teor de gordura entre 0-10%) com pickles, salsa, alho, cebola, pimentos e sal. É óptimo para acompanhar legumes.


- Molho de iogurte - Faz-se com iogurte magro e junta-se vinagre, sal, pimenta e mostarda ou ketchup, conforme a cor preferida. Este molho pode acompanhar saladas, frango frio ou mesmo um "Fondue saudável".


Acabou de cozer legumes para o jantar e a água de cozedura, vai deitá-la fora? Nem pense, guarde-a no frigorífico ou congele-a, pois para além de elevado valor nutricional ainda a pode juntar aos estufados conferindo-lhe um óptimo sabor.

Experimente fritar um bife em leite magro, obterá um bife muito suculento e com menor quantidade de gordura. Pode também adicioná-lo a certos pratos, em vez da água ou do vinho, para dar outra consistência.

Pode e deve abusar dos grelhados, contudo lembre-se que são grelhados e não "queimados". As partes tostadas são prejudiciais para a saúde.

Quer assar um "peixinho" no forno sem adicionar gordura?
- Envolva o peixe em papel alumínio, com vinho branco, limão, oregãos, caril, mostarda e canela. Deste modo, não precisa de nenhuma gordura para ser cozinhado. O mesmo se aplica à carne.

Está farto da salada de alface e tomate? Espalhe milho sobre a salada e torne-a mais agradável. Acrescentará algumas calorias, mas poucas.

Prepare um prato de massa e adicione à água de cozedura uma colher de café de azeite para que a massa não se cole uma à outra. Em alternativa àquele molho gorduroso utilize o molho de queijo fresco ou de iogurte. Aventure-se e disfrute de novos sabores!

Já pensou em cozinhar no microondas? Se não pensou, comece a pensar, pois nunca se provou que prejudicasse a saúde e serve para aquecer sem adicionar gordura e sem banho-maria. Comece por experimentar as maçãs assadas, com adoçante!

Deite fora a frigideira velha que tanto o incomoda e compre uma anti aderente, pois é excelente para cozinhar sem adicionar gordura.

Ponha mãos à obra e vá experimentando estes pequenos truques. Torne-se um verdadeiro mestre da alimentação!

A vossa Linda Dietista 

terça-feira, dezembro 27, 2011

Vamos às compras!

Quem é que nunca chegou do supermercado e pensou: " mas porque razão comprei tanta guloseima?".

Para que, esta questão, não se torne repetitiva, deixo algumas dicas que o ajudarão a não cair na tentação.

1º Nunca vá ao supermercado de barriga vazia, pois quando se tem fome sente-se um maior desejo quando se vê determinado alimento, e, como é óbvio, tal impulso fará com que compre alimentos que não deve.

2º Faça uma lista dos alimentos que realmente precisa comprar. Adicione a essa lista uma pequena guloseima, mas apenas uma, para que o acto de ir ao supermercado não se torne um martírio.

3º Não dê demasiada importância aos anúncios televisivos. Eles aproveitam os melhores horários para despertar a vontade de comprar algum produto. Se lhe nasceu "água na boca" só de ver determinado produto, pode, eventualmente, colocá-lo na sua lista de compras. Lógico que em pequena quantidade, e irá saboreá-lo em algum momento propício, sem pressa. O problema aparece quando fica com vontade mas não compra, porque quando a oportunidade surgir irá comprar e comer em maior quantidade, por isso não se prive de nenhum alimento, apenas compre e coma com moderação.

Agora que já sabe como deve ir ás compras, vou explicar-lhe quais os melhores alimentos.

1º Prefira carnes magras e brancas como o coelho, perú e frango. No entanto, já sabe, que deve comprar mais peixe e menos carne.

2º Varie os tipos de frutas e as cores (o que garante uma maior variedade de nutrientes, pois a cada cor estão associados nutrientes diferentes) e opte, sempre que possível, pelos frutos da época.

3º Os legumes já cortados e preparados são práticos, mas não são uma escolha acertada pois possuem menos vitaminas devido ao processo de preparação e corte.

Nota: Se possível compre os legumes e as frutas nos "dias de feira" pois é o dia da semana em que são repostos e se encontram mais viçosos.

4º Prefira as ervas secas ou frescas aos temperos prontos, pois estes possuem bastante sal na sua composição.

5º Prefira massas que contêm na sua composição farinha integral. Contudo, o mais importante é não abusar nos molhos. Evite massas instantâneas pois contêm muita gordura, mais do que se preparadas em casa.

6º Opte por leite Meio Gordo, o mesmo se aplica aos iogurtes, queijos e todos os derivados do leite.

7º Biscoitos e bolachas são feitos de farinhas refinadas (com pouco valor nutricional), muita gordura e pouquíssimos nutrientes. Escolha as integrais. A bolacha Maria e a de água e sal são também uma opção válida.

8º  Os cereais são ricos em nutrientes e fibras, escolha os que não têm adição de açúcar.

9º Quanto às geleias e doces escolha as que não têm adição de conservantes.

10º No que toca às conservas, prefira as que são conservadas em água e não em óleo, que é mais gorduroso. Assegure-se ainda que as latas não se encontram com ferrugem ou amolgadas.

Sempre que possível, "passe uma vista de olhos" no rótulo de cada produto e preste especial atenção aos Hidratos de carbono e Gorduras.

Atenção a estes termos:
Diet - é todo produto no qual houve eliminação de um determinado nutriente que pode ser o colesterol, o sódio, a gordura ou os hidratos de carbono. 

Light - é todo produto que sofre uma redução mínima de 25% em calorias ou num determinado nutriente (gordura, colesterol, hidratos de carbono, sódio, etc).


Isento de... - Significa que não há presença de determinado nutriente na composição do produto. Ex: "Isento de açúcar"


Sem adição de... - Significa que não foi adicionado determinado nutriente na formulação do produto, mas o produto pode conter esse nutriente, proveniente de algum ingrediente. Ex: geleia “diet” – não foi acrescentado açúcar mas contém o açúcar da própria fruta.


Redução de... - significa que determinado nutriente foi diminuído, mas não excluído do produto. Ex: "Redução de açúcar"

Dispense o tempo que for necessário para a ida ao supermercado e leve para casa o melhor para a sua saúde.

A vossa Linda Dietista



segunda-feira, dezembro 26, 2011

A tangerina

Suculenta e bastante nutritiva são os adjectivos utilizados para descrever esta "pequenina" fruta.

É um fruto de baixo valor energético. Contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de Vitamina C, Ácido Fólico e Potássio.

Em cada 100g encontra:
- 40 Kcal
- 0,7 g de Proteína
- 0,1 g de Lípidos
- 8,7 g de Hidratos de Carbono
- 32 mg de Vitamina C
- 21 µg (microgramas) de Ácido Fólico
- 241 mg de Potássio

A tangerina é um fruto que fornece Vitamina C, um antioxidante que ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções.

O Ácido Fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares é ainda fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.

O Potássio é um mineral que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluídos corporais e na contracção muscular. Pelo seu conteúdo elevado em água e pela riqueza em potássio, a tangerina apresenta um leve efeito diurético.

Pois é, depois de 2 dias de exageros e "estragações" nada melhor que uma peça de fruta "arranjadinha" para começar o combate às gramas ganhas com a quadra natalícia.

Não só a tangerina, mas toda a fruta, no geral, possui muitas qualidades terapêuticas e, desde já, foco a necessidade de ingerir,  pelo menos, três peças de fruta por dia. E, não me venham com a conversa de que comer fruta "dá trabalho" porque apanhá-la dá muito mais, por isso, não inventem e usufruam dos benefícios fornecidos pelas "frutinhas".

Esquece-se de comer fruta? Boa tentativa, mas falhada. Coloque a fruta num "cestinho", bem no centro da mesa e verá que nunca mais se esquece.

Não sabe escolher uma "boa" tangerina, pois bem, aqui ficam algumas dicas. 

No momento da compra escolha tangerinas que se apresentem firmes, com brilho e pesadas. Evite as que se apresentam amolecidas e com manchas escuras. 

À temperatura ambiente conseguirá conservá-la durante 3 dias, no frigorífico cerca de 7 dias. Não a congele, pois não obterá um bom resultado.

Caso as suas tangerinas tragam a folha, aproveite e utilize-a para fazer um "cházinho" e disfrute de um "momentinho zen". Pois é, mais uma "folhinha" que tem efeito calmante.

Salte do sofá e vá comprar umas "tangerinazinhas" e para mim, traga um "cachinho" de uvas!

A vossa Linda Dietista




sexta-feira, dezembro 23, 2011

Ansiedade - como controlar!

Está muito ansioso, já não tem unhas e já arranca cabelos?

Acalme-se, que lhe a solução está na nutrição!

Certos alimentos podem levar à ansiedade, contudo, outros podem apaziguá-la. Manter os níveis de açúcar, no sangue, estáveis é o primeiro passo. Para tal, basta fazer pequenas refeições ao longo do dia, a minha recomendação é de 6 refeições - o pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, sempre com intervalos de 3 horas.

Hidratos de Carbono complexos contêm Serotonina, um neurotransmissor com efeito calmante. Consuma, cereais integrais (arroz, pão, tostas, cereais...) em todas as refeições. Aumente o consumo de vegetais de cor verde-escura, pois contêm quantidades significativas de vitaminas do complexo B, as quais produzem o mesmo efeito da Serotonina.

Os alimentos fibrosos ajudam a melhorar a flora intestinal, o que é benéfico para a produção de Serotonina a nível intestinal. Minerais como o cálcio e o magnésio, também acalmam o organismo, podem encontrar-se nos brócolos, na couve, nas nozes, no salmão, nas sardinhas, etc.

Por outro lado, deve evitar "doses industriais" de café e álcool, pois têm tendência a causar ansiedade. No entanto, os principais inimigos dos ansiosos são os "docinhos" e os refrigerantes pois elevam os níveis de açúcar sanguíneo muito rapidamente, o que leva à irritabilidade, depressão e tensão.

A ansiedade pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo e de stress, por isso, nestas alturas coma "frutinha" e legumes e evite o leite, a carne vermelha, o café, o chá preto e o álcool.

Mantenha a calma, troque o leite por um "cházinho" de camomila ou cidreira (açúcar não, adoçante sim) e a "fatiazinha" de bolo por 6 "bolachecas" integrais, deixe-se levar e tenha um agradável lanche.

Continua impaciente... pronto, darei umas últimas dicas, mas só porque é Natal!

Compre maracujá, a "frutinha" e não o sumo, pois este não possui, nem metade, das propriedades calmantes.

Faça uma "saladinha" de alface, mas não aproveite só as folhas, utilize também os talos, pois contêm uma "coisinha" chamada Lactucina que proporciona um efeito tranquilizante.

A combinação de nutrientes que o abacate trás na polpa regulam os níveis de cortisol - um dos principais agentes escondidos por detrás da irritabilidade que tanto o persegue.

Invista na amêndoa (nas verdadeiras e não nas da Páscoa), pois além da vitamina E e do zinco ainda possui nutrientes que "amaciam" os estragos provocados pelo nervosismo. É ainda rica em arginina, uma "partículazinha" que promove o relaxamento.

Prende-se com uma "ida" a um supermercado, poderia, eventualmente, aconselhar um SPA, mas em tempos de crise, basta levar a "listinha" certa e certamente que se transformará numa pessoa bem menos ansiosa e, poderá, finalmente mostrar as suas unhas!

Com os melhore cumprimentos,

A vossa Linda Dietista

Algumas explicações extra:
- Hidartos de Carbono complexos são aqueles que demoram algum tempo a ser absorvidos, foram em tempos, denominados de Hidratos de Carbono de absorção lenta.
- Cortisol é uma hormona pertencente à família dos Esteróides;
- Arginina é um aminoácido

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Será a sopa um bom alimento?

Chove torrencialmente, está, portanto um óptimo dia para estar em casa "embrulhado" em cobertores ou então "em cima" de um aquecedor! E, nestes dias frios e curtos, nada melhor que uma sopa para aquecer o corpo e a "alma" dos mais "friolentos".

É verdade, a sopa é por excelência um alimento típico destes dias chuvosos de Inverno.

Uma boa "sopinha", dependendo da sua composição, pode fornecer uma vasta variedade de nutrientes. E o melhor, no meio de tudo isto é que se arranja sempre uma sopa para todo e qualquer gosto - de legumes, de carne ou peixe, caldos, purés, "passadinhas" com a varinha mágica ou "à moda antiga", com um garfo e uma espumadeira (a chamada colher com "buraquinhos"), com pedaços, quentes ou frias...

No meio de tanta variedade, como escolher uma boa sopa?

1º Seleccione as receitas que melhor se adaptam ao que pretende.

2º Se pretende uma sopa que substitua a refeição "de garfo e faca" escolha uma receita de um caldo, ou seja, algo nutritivo e que forneça os nutrientes que a refeição "de garfo e faca" forneceria. Opte por uma sopa de peixe ou carne, canja de galinha com "massinhas", caldo verde, sopa de pedra ou simples um ensopado rico em leguminosas e carne ou peixe.

3º Se pretende uma sopa que complemente a refeição "de garfo e faca" opte por um puré ou uma sopa de legumes. Tente escolher aquela cujos ingredientes não usa no prato. Contudo, pode sempre optar por uma boa sopa de legumes. Quer a receita?
Ingredientes por pessoa:
- 1 batata do tamanho de 1 ovo ou 1 mão rasa de feijão seco ou grão-de-bico;
- Legumes variados;
- 1 colher de sobremesa de azeite (adicionar depois de desligar o "lume" à panela)
Nota: Se sofre de obstipação (a chamada prisão de ventre) aproveite os "talos" da couve e da alface pois são bastante ricos em fibras.

4º Se pretende uma sopa que combata os "quilinhos" a mais (aqueles que não sabe de onde apareceram) ou uma refeição ligeira (como o jantar), escolha uma sopa de legumes sem batata, feijão seco ou grão-de-bico. Pode utilizar qualquer legume, nenhum engorda mais que nenhum, opte pela abóbora, cenoura, courgette ou nabo para fazer a base e depois adicione aqueles que mais gosta.

Lembre-se que a sopa, seja ela qual for, é o "prato" de eleição na abertura das refeições, provocando desta forma, uma menor ingestão na refeição "de garfo e faca". Imagine um recipiente com pedras no fundo e outro sem, qual deles levará menor quantidade de água? Como é óbvio, será o que contém as pedras, pois bem, agora imagine o recipiente como sendo o seu estômago, as pedras a sopa e a água a refeição "de garfo e faca" e encontra a razão para iniciar a refeição com a sopa.

A variedade de nutrientes que fornece juntamente com os benefícios que desencadeia a nível funcional fazem dela um alimento com enorme importância na nossa alimentação diária.
- É um "prato" de fácil digestão;
- É extremamente saciante;
- Contribui de forma significativa para a satisfação das necessidades de água diárias;
- Contribui para a regulação do apetite;
- Apresenta um baixo valor calórico (com excepção aos casos em que tem como objectivo substituir a refeição "de garfo e faca");
- Extremamente rica em vitaminas, minerais, fibra alimentar e água;
- Pode conservar-se, no frigorífico, durante alguns dias, estando desta forma sempre disponível, mesmo nos dias mais stressantes.

Sempre que quiserem, podem substituir a sopa por uma salada, contudo, actualmente, sabe-se que não é indiferente consumir os legumes crus ou cozinhados. A cozedura amolece as fibras alimentares e disponibiliza um maior aproveitamento de vitaminas e minerais. Quando cozidos, alguns deste nutrientes dissolvem-se na água, pelo que, pode e deve aproveitar, sempre que possível, a água de cozedura dos legumes e a partir dela fazer a sua "sopinha".

E só em termo de curiosidade e para aqueles que já estão a "torcer o nariz" fique a saber que Portugal é o primeiro consumidor de sopa da Europa e o terceiro a nível Mundial. Fica a certeza que Portugal é bom em duas "coisinhas" - a comer sopa e a gastar dinheiro!

Agora, não se ponha com ideias, pois aquelas "coisas" que vê no supermercado em que só precisa colocar na panela e acrescentar água não se chamam "sopas" mas sim "imitações" com muito menos valor nutricional e muito mais caras que uma "sopinha" confeccionada em casa.

Não sabe cozinhar? Procure na internet, ligue à "avózinha" ou compre um livro, não se entregue à preguiça e descubra como é bom saborear uma "sopinha" caseira.

Atenciosamente,

A vossa Linda Dietista

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Bacalhau - O rei da Consoada

Caríssimos amigos,

Com a aproximação do Dia de Natal, sinto-me na obrigação de iniciar os extensos textos sobre as várias iguarias desta época.

Começo com o bacalhau, um peixe de água salgada, de carne branca e macia.

Este peixinho, é uma excelente fonte proteica e apresenta um baixo teor de gordura saturada (é aquela que não faz "faltinha" nenhuma ao organismo, contudo é a que mais se ingere, por se encontrar presente nos "pecados" alimentares). É, também, rico em ómega 3, uma gordura insaturada (a chamada gordura boa) que contribui para um melhor funcionamento do sistema cardiovascular. No que diz respeito às vitaminas e minerais, possui quantidades consideráveis de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, selénio, magnésio e ferro.

Portanto, em 100g de bacalhau (seco e salgado, demolhado cru) ingerem:
- 80 Kcal
- 19 g de Proteínas
- 0,4g de Lípidos (Gordura)
- 0,1 g de Gordura Saturada
- 0,1 g de Gordura Insaturada
- 0 g de Hidratos de Carbono
- 33 mg de Cálcio
- 116 mg de Fósforo
- 23 mg de Magnésio
- 0,2 mg de Ferro

Devem estar a perguntar-se porque "carga de água" referi que o bacalhau possuía quantidades consideráveis de selénio e tais quantidades não são mencionadas acima, ora a resposta é fácil, a Tabela da Composição Nutricional dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge não possui informações relativamente a este mineral. Posto isto, fará sentido referir:"quantidades consideráveis de selénio" quando não se sabem essas quantidades? Deixo a pergunta no ar, para que reflictam sobre muita da informação existente, mesmo, nos Web Sites mais credíveis. Insisto, se não se sabe o valor, porquê afirmar que o "peixinho" em questão possui quantidades consideráveis? Que quantidades são essas, para serem assim tão consideráveis? 

Fale-se agora de como conservar adequadamente o bacalhau. Caso seja para consumir a curto prazo, pode armazenar-se fora do frigorífico, num lugar seco e fresco. Para consumo a longo prazo, é necessário demolhá-lo para, posteriormente se congelar. 

Para uma correta demolha, depois de cortado em postas, deve colocar-se debaixo de água fria corrente (temperatura inferior a 20ºC), durante 2 horas. Em alternativa, pode ser demolhado em 48 horas, num recipiente coberto, com mudanças de água frequentes, e de preferência, no frigorífico.

Porque para um bom resultado é necessária uma boa demolha, bem como uma boa preparação. Sim, ser Dietista não é só dizer o que comer ou beber, mas também "ensinar" como comprar, preparar e confeccionar!

Depois de tudo isto, resta-me focar apenas um aspecto importante. Evitem fritar o bacalhau, ou qualquer outro peixinho, pois ao preferirem este método de confecção, "roubam", todo o valor nutricional benéfico existente enquanto peixe cru, por isso, cozam o vosso bacalhauzinho com uma boa couve bem verdinha e temperem com uma "colherinha" de sobremesa de azeite, e porquê uma "colherinha" e não um "fiozinho"? Porque o "fiozinho" não é quantificável, tanto pode ser um "fiozinho" grande como pequeno. Imaginem que estão a temperar a vossa iguaria com o "fiozinho" de azeite e de repente passa na televisão aquele Smartphone que tanto querem, vão, certamente, por-se a olhar e como resultado terão um "rio" de azeite no vosso prato. Portanto, moderação na quantidade de azeite, pois mesmo sendo uma gordura boa, em demasia acaba por ser prejudicial.

Dispeço-me com os votos de uma dietética semana natalícia,

A vossa Linda Dietista



domingo, dezembro 18, 2011

Sai uma tarte de maçã!

Muito boa tarde pessoas,

Sim, já almocei e a sobremesa que a minha mãe fez inspirou-me para mais um belo tema. Diga-se de passagem que eu dei uma pequena ajuda na confecção, ou melhor, a minha colaboração foi indispensável, mas, mais à frente revelarei.

Mas afinal qual foi a sobremesa que a Linda Dietista comeu (perguntam vocês)?  

Foi uma apetitosa, deliciosa e saborosa tarte de maçã.

Agora é o momento em que todos ficam escandalizados e pensam: "Afinal, elas(es) (Dietistas) também comem doces". Sim, meus caros nós, e especialmente a vossa Linda Dietista, também comem coisinhas docinhas, porque como é óbvio não devemos privar-nos de nenhum alimento, até indicação para tal, claro.

O segredo mais uma vez é comer com moderação e todos vós, uma vez por semana poderão cometer uma pequena "infracção". Quero com isto afirmar que por um único dia podem "fingir" esquecer as regras de uma alimentação saudável e comer algo que tanto gostam, seja ele uma tarte de maçã, um gelado, um belo de um assadinho no forno ou até mesmo um "Big Mac" (para mim seria mais um "Mac Chicken", lá está um dos vícios da vossa Linda Dietista). O importante no meio de tudo isto é ter a noção de que há um dia em que podemos fazer uma "asneira", contudo, é apenas um dia, os restantes devem ser normais, sem grandes excessos, com moderação nas quantidades e algum controlo calórico.

Bem, mas voltemos ao assunto do dia, a Tarte de Maçã. Ora então para a confecção desta magnífica sobremesa precisam de:
- 250g de farinha
- 125g de açúcar
- 125 g de margarina derretida
- 2 ovos
Para o recheio precisam de:
- Compota de maçã
- 4 maçãs descascadas

Bem sei que os ingredientes não são, de todo, os mais dietéticos, mas uma tarte é uma tarte e como só vão comer uma fatia fininha, daquelas que só dá para tapar o buraco que têm num dos molares também não vão estragar a "bela da silhueta".

É claro que poderia, eventualmente, utilizar o adoçante em substituição do açúcar, mas como a minha mãe é um atentado à minha profissão é impensável tal coisa. 

Mais informo, que por cada 100g de tarte de maçã ingerem:
- 196 Kcal
- 1,8 g de Proteína
- 8 g de Lípidos (Gordura)
- 29,3 g de Hidratos de Carbono

Posto isto, desejo que passem óptimos momentos na cozinha!

Ah, já quase me esquecia de revelar o meu papel na confecção da maravilhosa tarte, ora muito bem, aqui a vossa Linda Dietista descascou as maçãs e abriu a lata da compota.

Agradecida pela vossa leitura,

A vossa Linda Dietista


sábado, dezembro 17, 2011

"Malditas" Insónias

Muito bom dia pessoas lindas,

Dada a noite mal dormida, resolvi vasculhar algumas páginas web e entre revistas on-line, artigos, aldrabices e meias verdades, reuni um misto de informação e mais que isso encontrei a justificação para as minhas "malditas" insónias.

Aqui a vossa Linda Dietista, ontem à noite, resolveu jantar apenas uma saladinha de alface, tomate, beterraba, cenoura e milhões de azeitonas ( sim, adoro azeitonas, mas deixemos as azeitonas para outro dia). Muitos de vocês estão neste momento a questionar-se o que é que a salada terá a ver com as "malditas" insónias, pois muito bem, segue a resposta.

Então, para ter uma noite tranquila e acordar com boa disposição esqueçam a ideia de cortar os Hidratos de Carbono ao jantar, porque, alimentos ricos em Hidratos de Carbono contribuem para a produção de Serotonina, que afasta a ansiedade e combate as "malditas" insónias e de Melatonina, que favorece um sono tranquilo (tal qual como uma princesa).

Posto isto, toca a esquecer a ideia de que a massa, arroz ou batata não devem ser constituintes da última refeição. E não representam perigo algum para a "bela da" silhueta porque cada grama de Hidrato de Carbono sempre fornecerá 4 Kcal, nem mais nem menos, não importando a hora a que se ingerem.

O segredo para manter a "bela da" silhueta é controlar a ingestão calórica e nunca abolir os Hidratos de Carbono de uma refeição, pois é graças a estes "amiguinhos", que conseguem energia para enfrentar as dores de cabeça do dia-a-dia.

Alto lá!!!

Há que esclarecer um aspecto importante, lá porque não devem cortar os Hidratos de Carbono também não vamos "atestar" o estômago, pois os exageros, seja no nutriente que for, não deixam dormir ninguém em "paz e sossego", pois vão causar um tremendo desconforto gástrico, capaz de tirar o sono a qualquer um.

Outro aspecto importantíssimo é jantar cerca de 3 a 4 horas antes de ir para a cama e se possível, é recomendável, fazer uma pequena caminhada depois da refeição. Ora passo a explicar como realizar a mesma: Utilizar calçado e roupa confortável (pois não vão para nenhuma "party"), dar uns passos largos (pois para ver montras não precisam sair de casa depois do jantar), manter sempre uma boa hidratação (recorrendo à água ou um cházinho sem açúcar, como é óbvio), caminhar em locais bem iluminados e com piso regular (para evitar "trambolhões" e, quem sabe, um eventual assalto) e caminhar, pelo menos, 30 minutinhos diários, ou seja, esta acção é para realizar diariamente e não apenas naquele dia em que sente a "consciência pesada" devido ao excessivo "atesto".

Lamento, mas de momento, não possuo mais informação relevante para este tema, contudo, sugestões serão sempre bem vindas.

Com os melhores e dietéticos cumprimentos,

A vossa Linda Dietista

PS: Algumas explicações:
- Serotonina é um neurotransmissor;
- Melatonina é uma hormona;
- Nutrientes dividem - se em dois grupos, os Macronutrientes onde se incluem as Proteínas, os Hidratos de Carbono, os Lípidos (a chamada Gordura) e as Fibras e os Micronutrientes onde se incluem as Vitaminas (A, B1, B6, B12, C, E e folatos) e os Minerais (Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Zinco).

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Vamos lanchar!

Está um dia super hiper mega chuvoso pessoas, por isso, aqui fica uma leve dica para um lanche saudável, dieteticamente falando:

A Maçã é um dos melhores frutos para combater o stress, por um lado satisfaz o seu desejo devido ao seu sabor adocicado e por outro, alivia o stress quando se sente perturbado ou zangado, pois pode morde-la.

Contém por 100g:
- 57 Kcal
- 0,2 g de Proteína
- 0,5 g de Lípidos (Gordura)
- 13,4 g de Hidratos de Carbono
- 2,10 g de Fibra Alimentar (Hiper necessária para quem sofre de Obstipação, a chamada Prisão de Ventre)

Claro que não vão comer apenas uma Maçã, podem acompanhá-la de uma fatia de pão de mistura ou então 4 tostas ou ainda 6 bolachinhas Maria ou Integrais.

ATENÇÃO ÀS QUANTIDADES!

A maçã deverá ter um tamanho médio, ou seja, cerca de 120g;

A fatia de pão deverá ser do tamanho da palma da mão e da grossura do dedo indicador;

Bom apetite pessoas lindas :) Mnham Mnham




Crónicas de uma Linda Dietista

Olá pessoas,

Dado a minha imensa ocupação profissional decidi criar um blog, e para que perguntam vocês?

1º Para não esquecer toda a matéria leccionada durante 4 árduos anos de estudo;

2º Para estar sempre actualizada, pois se quero ter "fãs" terei de pesquisar e pesquisar para os surpreender, ou simplesmente inventar;

3º Para manter ocupadas por uns míseros minutos, pessoas, que têm uma imensa ocupação profissional, tal como a minha;

4º Para ensinar alguma coisinha aos demais leitores, entenda-se por "coisinha" curiosidades sobre a alimentação!

5º Para tentar fazer deste blog o meu sustento, já que com esta coisa da CRISE vai ser fácil poupar, logo vai ser fácil emagrecer, e porque perguntam vocês mais uma vez?

6º Muito simples: Se gastava 25 € em suplementos vitamínicos gastará 12,5 € em fruta e legumes; se gastava 30 € em suplementos de ómega 3 e 6 gastará 15 € em salmão, atum ou cavala; se gastava 10 € em rebuçadinhos anti-gripais gastará 5 € em cházinhos de Limão, framboesa e laranja;

7º A sua factura na farmácia reduzirá significativamente, e, se todas as pessoas, fizerem o mesmo, estarão a contribuir para o fecho de farmácias, por isso, se não gostarem de chá de camomila (efeito calmante), poderão eventualmente comprar um "trifene 200" para as eventuais dores de cabeça que o novo ano lhes possa trazer!

8º Atenção com os "trifene 200", não abusem, pois caso o façam, poderão eventualmente ter de se dirigir às urgências hospitalares, o que não seria mau, se não tivessem uma facturinha de 20 € para pagar, por isso não  contribuam para o fecho das farmácias, mas também não gastem os únicos 20 € que conseguiram poupar do vosso generoso salário! Por isso, há que haver moderação em tudo!

Bem, receio ter esgotado toda a minha criatividade por hoje, prometo escrever qualquer coisinha pelo menos uma vez por semana, manter-vos-ei dentro do assunto.

Com os melhores cumprimentos,

A vossa linda Dietista

Ps: Tenham um excelente e dietético lanche