De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, dezembro 19, 2015

Doces de Natal

Chamam-lhe "Doces de Natal" porque se comem única e exclusivamente na época Natalícia portanto, aproveite! Entenda-se por aproveitar ser seletivo! Escolha aqueles que gosta, os que realmente valem cada caloria extra!

Azevias

Confeccionadas com batata doce ou grão e recheadas com amêndoa e ovo, as azevias  são um dos exemplos das tradicionais e calóricas iguarias - fritas em óleo e cobertas com açúcar ou canela, mediante o gosto de cada um. Infelizmente, tudo o que é bom tem um preço e, neste caso, falamos em 190 Kcal/azevia.

Sugestão da Dietista: Quando confecionadas em casa diminua a quantidade de açúcar adicionada.

Sabia que, 1 casca de limão, melhora muitíssimo o recheio destas pequenas iguarias?


Fonte
Bolo Rei

É sem qualquer dúvida o doce mais característico do Natal! Cada qual tem a sua receita, mas de um modo geral, todas elas mencionam uma massa que deve levedar (de um dia para o outro) à qual se adiciona uma variedade de fruta cristalizada e frutos secos. Uma fatia deste emblemático doce de Natal pode fornecer até 390 Kcal. 

Sugestão da Dietista: Retire os frutos secos e/ou cristalizados da cobertura de modo a reduzir um pouco o valor calórico do também apelidado de Rei das Calorias.

Sabia que, a massa do Bolo Rei é uma massa brioche?


Fonte
Filhós de Natal

Resulta de uma massa preparada à base de farinha, leite, ovos, fermento e azeite. Depois de batida e levedada é frita em azeite e coberta com açúcar, canela ou mel, mediante o gosto de cada um. Com uma descrição destas não precisa de nenhum "expert" da nutrição para perceber que se trata de uma pequena bomba calórica. Uma filhó a "cair" para o pequeno contém cerca de 135 Kcal.

Dica da Dietista: Algumas receitas mencionam a utilização de sumo de laranja e/ou aguardente, mas aqui só entre nós que ninguém nos ouve, esqueçam esta menção, pois são calorias extra e no caso da aguardente calorias vazias, ou seja, sem qualquer valor nutricional.

Rabanadas

Pequenas fatias de pão que depois de passadas em leite e ovo vão a fritar até ficarem "douradinhas", aquela típica cor que enche as mesas de Natal. São, posteriormente, polvilhadas com canela ou açúcar. Uma fatia "douradinha" carrega consigo cerca de 294 Kcal.

Sugestão da Dietista: Reduza a quantidade de açúcar, utilize leite magro, corte as fatias de pão mais finas, utilize mais claras e menos gemas e experimente fazê-las no forno assim, obterá umas rabanadas muito mais saudáveis e dietéticas!


Fonte
Sonhos

Para além de bastante abóbora, é também necessário açúcar, farinha, ovos e raspa de laranja. A receita dar-se-à por terminada após uma cobertura com calda de açúcar. No que toca a calorias, os sonhos não fogem à tradição e apresentam-se com cerca de 180 Kcal por sonho.

Sugestão da Dietista: Opte por fazer sonhos maiores. Quanto mais pequeno for o sonho maior é quantidade de gordura absorvida!


Fonte
Tronco de Natal

Na lista de ingredientes constam ovos, açúcar, farinha e cacau, este último utilizado para a cobertura e recheio. Tal como todas as iguarias mencionadas anteriormente, o tronco de Natal não é uma exceção, uma fatia "dietética" aporta, em média, 250 Kcal!

Sabia que, para fazer as raspas de chocolate (da cobertura) deve raspar, com uma faca, uma tablete de chocolate muito ligeiramente aquecida?


Fonte
Estes valores calóricos são apenas uma referência, uma vez que é impossível fazer todas as filhós do mesmo tamanho, ou cortar uma fatia perfeita. Portanto, quanto mais pequena a "porção" ingerida menor o valor calórico da mesma.

Depois de todos estes leves pecados, se a balança acusar um ou dois quilos a mais, "não apanique", lembre-se que estes doces fazem parte única e exclusivamente desta época a que não teria o mesmo significado sem eles. 

Sugestão da Dietista: Aproveite, com moderação! Em Janeiro, voltamos às receitas super, hiper, mega saudáveis!

A Vossa Linda Dietista!







Sem comentários:

Enviar um comentário