De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Ansiedade - como controlar!

Está muito ansioso, já não tem unhas e já arranca cabelos?

Acalme-se, que lhe a solução está na nutrição!

Certos alimentos podem levar à ansiedade, contudo, outros podem apaziguá-la. Manter os níveis de açúcar, no sangue, estáveis é o primeiro passo. Para tal, basta fazer pequenas refeições ao longo do dia, a minha recomendação é de 6 refeições - o pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, sempre com intervalos de 3 horas.

Hidratos de Carbono complexos contêm Serotonina, um neurotransmissor com efeito calmante. Consuma, cereais integrais (arroz, pão, tostas, cereais...) em todas as refeições. Aumente o consumo de vegetais de cor verde-escura, pois contêm quantidades significativas de vitaminas do complexo B, as quais produzem o mesmo efeito da Serotonina.

Os alimentos fibrosos ajudam a melhorar a flora intestinal, o que é benéfico para a produção de Serotonina a nível intestinal. Minerais como o cálcio e o magnésio, também acalmam o organismo, podem encontrar-se nos brócolos, na couve, nas nozes, no salmão, nas sardinhas, etc.

Por outro lado, deve evitar "doses industriais" de café e álcool, pois têm tendência a causar ansiedade. No entanto, os principais inimigos dos ansiosos são os "docinhos" e os refrigerantes pois elevam os níveis de açúcar sanguíneo muito rapidamente, o que leva à irritabilidade, depressão e tensão.

A ansiedade pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo e de stress, por isso, nestas alturas coma "frutinha" e legumes e evite o leite, a carne vermelha, o café, o chá preto e o álcool.

Mantenha a calma, troque o leite por um "cházinho" de camomila ou cidreira (açúcar não, adoçante sim) e a "fatiazinha" de bolo por 6 "bolachecas" integrais, deixe-se levar e tenha um agradável lanche.

Continua impaciente... pronto, darei umas últimas dicas, mas só porque é Natal!

Compre maracujá, a "frutinha" e não o sumo, pois este não possui, nem metade, das propriedades calmantes.

Faça uma "saladinha" de alface, mas não aproveite só as folhas, utilize também os talos, pois contêm uma "coisinha" chamada Lactucina que proporciona um efeito tranquilizante.

A combinação de nutrientes que o abacate trás na polpa regulam os níveis de cortisol - um dos principais agentes escondidos por detrás da irritabilidade que tanto o persegue.

Invista na amêndoa (nas verdadeiras e não nas da Páscoa), pois além da vitamina E e do zinco ainda possui nutrientes que "amaciam" os estragos provocados pelo nervosismo. É ainda rica em arginina, uma "partículazinha" que promove o relaxamento.

Prende-se com uma "ida" a um supermercado, poderia, eventualmente, aconselhar um SPA, mas em tempos de crise, basta levar a "listinha" certa e certamente que se transformará numa pessoa bem menos ansiosa e, poderá, finalmente mostrar as suas unhas!

Com os melhore cumprimentos,

A vossa Linda Dietista

Algumas explicações extra:
- Hidartos de Carbono complexos são aqueles que demoram algum tempo a ser absorvidos, foram em tempos, denominados de Hidratos de Carbono de absorção lenta.
- Cortisol é uma hormona pertencente à família dos Esteróides;
- Arginina é um aminoácido

Sem comentários:

Enviar um comentário