De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Truques para uma alimentação saudável

Não sou mágica, nem nada que se pareça, mas quando o assunto é a alimentação meto qualquer mágico "no bolso".

Nota que os seus cozinhados se andam a tornar "desensaibidos", adicione um pouco de vinho branco ou tinto, aguardente, brandy ou whisky em todos os cozinhados que levar ao lume ou ao forno. O álcool evapora-se e com ele as calorias, deixando apenas um óptimo sabor.

Use e abuse das ervas aromáticas, pois são isentas de calorias - salsa, coentros, hortelã, mangericão, oregãos, cominhos, louro, rosmaninho, caril, etc.

O molho de soja tem pouquíssimas calorias e pode dar aos seus cozinhados um sabor muito "especial".

Gosta de pickles e é viciado em mostarda, pois bem, fique a saber que tem muito poucas calorias, por isso pode usá-los à vontade na sua alimentação.

Um estufado que se preze tem de ter na sua constituição concentrado de tomate, e não há qualquer problema, desde que leia o rótulo e confirme que a quantidade de açúcares é mínima.

Está farto de usar sempre os mesmos molhos, precisa variar? Aqui ficam algumas receitas saudáveis.

- Molho de queijo fresco - Misture o queijo fresco (com um teor de gordura entre 0-10%) com pickles, salsa, alho, cebola, pimentos e sal. É óptimo para acompanhar legumes.


- Molho de iogurte - Faz-se com iogurte magro e junta-se vinagre, sal, pimenta e mostarda ou ketchup, conforme a cor preferida. Este molho pode acompanhar saladas, frango frio ou mesmo um "Fondue saudável".


Acabou de cozer legumes para o jantar e a água de cozedura, vai deitá-la fora? Nem pense, guarde-a no frigorífico ou congele-a, pois para além de elevado valor nutricional ainda a pode juntar aos estufados conferindo-lhe um óptimo sabor.

Experimente fritar um bife em leite magro, obterá um bife muito suculento e com menor quantidade de gordura. Pode também adicioná-lo a certos pratos, em vez da água ou do vinho, para dar outra consistência.

Pode e deve abusar dos grelhados, contudo lembre-se que são grelhados e não "queimados". As partes tostadas são prejudiciais para a saúde.

Quer assar um "peixinho" no forno sem adicionar gordura?
- Envolva o peixe em papel alumínio, com vinho branco, limão, oregãos, caril, mostarda e canela. Deste modo, não precisa de nenhuma gordura para ser cozinhado. O mesmo se aplica à carne.

Está farto da salada de alface e tomate? Espalhe milho sobre a salada e torne-a mais agradável. Acrescentará algumas calorias, mas poucas.

Prepare um prato de massa e adicione à água de cozedura uma colher de café de azeite para que a massa não se cole uma à outra. Em alternativa àquele molho gorduroso utilize o molho de queijo fresco ou de iogurte. Aventure-se e disfrute de novos sabores!

Já pensou em cozinhar no microondas? Se não pensou, comece a pensar, pois nunca se provou que prejudicasse a saúde e serve para aquecer sem adicionar gordura e sem banho-maria. Comece por experimentar as maçãs assadas, com adoçante!

Deite fora a frigideira velha que tanto o incomoda e compre uma anti aderente, pois é excelente para cozinhar sem adicionar gordura.

Ponha mãos à obra e vá experimentando estes pequenos truques. Torne-se um verdadeiro mestre da alimentação!

A vossa Linda Dietista 

Sem comentários:

Enviar um comentário