De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, dezembro 17, 2011

"Malditas" Insónias

Muito bom dia pessoas lindas,

Dada a noite mal dormida, resolvi vasculhar algumas páginas web e entre revistas on-line, artigos, aldrabices e meias verdades, reuni um misto de informação e mais que isso encontrei a justificação para as minhas "malditas" insónias.

Aqui a vossa Linda Dietista, ontem à noite, resolveu jantar apenas uma saladinha de alface, tomate, beterraba, cenoura e milhões de azeitonas ( sim, adoro azeitonas, mas deixemos as azeitonas para outro dia). Muitos de vocês estão neste momento a questionar-se o que é que a salada terá a ver com as "malditas" insónias, pois muito bem, segue a resposta.

Então, para ter uma noite tranquila e acordar com boa disposição esqueçam a ideia de cortar os Hidratos de Carbono ao jantar, porque, alimentos ricos em Hidratos de Carbono contribuem para a produção de Serotonina, que afasta a ansiedade e combate as "malditas" insónias e de Melatonina, que favorece um sono tranquilo (tal qual como uma princesa).

Posto isto, toca a esquecer a ideia de que a massa, arroz ou batata não devem ser constituintes da última refeição. E não representam perigo algum para a "bela da" silhueta porque cada grama de Hidrato de Carbono sempre fornecerá 4 Kcal, nem mais nem menos, não importando a hora a que se ingerem.

O segredo para manter a "bela da" silhueta é controlar a ingestão calórica e nunca abolir os Hidratos de Carbono de uma refeição, pois é graças a estes "amiguinhos", que conseguem energia para enfrentar as dores de cabeça do dia-a-dia.

Alto lá!!!

Há que esclarecer um aspecto importante, lá porque não devem cortar os Hidratos de Carbono também não vamos "atestar" o estômago, pois os exageros, seja no nutriente que for, não deixam dormir ninguém em "paz e sossego", pois vão causar um tremendo desconforto gástrico, capaz de tirar o sono a qualquer um.

Outro aspecto importantíssimo é jantar cerca de 3 a 4 horas antes de ir para a cama e se possível, é recomendável, fazer uma pequena caminhada depois da refeição. Ora passo a explicar como realizar a mesma: Utilizar calçado e roupa confortável (pois não vão para nenhuma "party"), dar uns passos largos (pois para ver montras não precisam sair de casa depois do jantar), manter sempre uma boa hidratação (recorrendo à água ou um cházinho sem açúcar, como é óbvio), caminhar em locais bem iluminados e com piso regular (para evitar "trambolhões" e, quem sabe, um eventual assalto) e caminhar, pelo menos, 30 minutinhos diários, ou seja, esta acção é para realizar diariamente e não apenas naquele dia em que sente a "consciência pesada" devido ao excessivo "atesto".

Lamento, mas de momento, não possuo mais informação relevante para este tema, contudo, sugestões serão sempre bem vindas.

Com os melhores e dietéticos cumprimentos,

A vossa Linda Dietista

PS: Algumas explicações:
- Serotonina é um neurotransmissor;
- Melatonina é uma hormona;
- Nutrientes dividem - se em dois grupos, os Macronutrientes onde se incluem as Proteínas, os Hidratos de Carbono, os Lípidos (a chamada Gordura) e as Fibras e os Micronutrientes onde se incluem as Vitaminas (A, B1, B6, B12, C, E e folatos) e os Minerais (Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Zinco).

Sem comentários:

Enviar um comentário