De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, dezembro 27, 2011

Vamos às compras!

Quem é que nunca chegou do supermercado e pensou: " mas porque razão comprei tanta guloseima?".

Para que, esta questão, não se torne repetitiva, deixo algumas dicas que o ajudarão a não cair na tentação.

1º Nunca vá ao supermercado de barriga vazia, pois quando se tem fome sente-se um maior desejo quando se vê determinado alimento, e, como é óbvio, tal impulso fará com que compre alimentos que não deve.

2º Faça uma lista dos alimentos que realmente precisa comprar. Adicione a essa lista uma pequena guloseima, mas apenas uma, para que o acto de ir ao supermercado não se torne um martírio.

3º Não dê demasiada importância aos anúncios televisivos. Eles aproveitam os melhores horários para despertar a vontade de comprar algum produto. Se lhe nasceu "água na boca" só de ver determinado produto, pode, eventualmente, colocá-lo na sua lista de compras. Lógico que em pequena quantidade, e irá saboreá-lo em algum momento propício, sem pressa. O problema aparece quando fica com vontade mas não compra, porque quando a oportunidade surgir irá comprar e comer em maior quantidade, por isso não se prive de nenhum alimento, apenas compre e coma com moderação.

Agora que já sabe como deve ir ás compras, vou explicar-lhe quais os melhores alimentos.

1º Prefira carnes magras e brancas como o coelho, perú e frango. No entanto, já sabe, que deve comprar mais peixe e menos carne.

2º Varie os tipos de frutas e as cores (o que garante uma maior variedade de nutrientes, pois a cada cor estão associados nutrientes diferentes) e opte, sempre que possível, pelos frutos da época.

3º Os legumes já cortados e preparados são práticos, mas não são uma escolha acertada pois possuem menos vitaminas devido ao processo de preparação e corte.

Nota: Se possível compre os legumes e as frutas nos "dias de feira" pois é o dia da semana em que são repostos e se encontram mais viçosos.

4º Prefira as ervas secas ou frescas aos temperos prontos, pois estes possuem bastante sal na sua composição.

5º Prefira massas que contêm na sua composição farinha integral. Contudo, o mais importante é não abusar nos molhos. Evite massas instantâneas pois contêm muita gordura, mais do que se preparadas em casa.

6º Opte por leite Meio Gordo, o mesmo se aplica aos iogurtes, queijos e todos os derivados do leite.

7º Biscoitos e bolachas são feitos de farinhas refinadas (com pouco valor nutricional), muita gordura e pouquíssimos nutrientes. Escolha as integrais. A bolacha Maria e a de água e sal são também uma opção válida.

8º  Os cereais são ricos em nutrientes e fibras, escolha os que não têm adição de açúcar.

9º Quanto às geleias e doces escolha as que não têm adição de conservantes.

10º No que toca às conservas, prefira as que são conservadas em água e não em óleo, que é mais gorduroso. Assegure-se ainda que as latas não se encontram com ferrugem ou amolgadas.

Sempre que possível, "passe uma vista de olhos" no rótulo de cada produto e preste especial atenção aos Hidratos de carbono e Gorduras.

Atenção a estes termos:
Diet - é todo produto no qual houve eliminação de um determinado nutriente que pode ser o colesterol, o sódio, a gordura ou os hidratos de carbono. 

Light - é todo produto que sofre uma redução mínima de 25% em calorias ou num determinado nutriente (gordura, colesterol, hidratos de carbono, sódio, etc).


Isento de... - Significa que não há presença de determinado nutriente na composição do produto. Ex: "Isento de açúcar"


Sem adição de... - Significa que não foi adicionado determinado nutriente na formulação do produto, mas o produto pode conter esse nutriente, proveniente de algum ingrediente. Ex: geleia “diet” – não foi acrescentado açúcar mas contém o açúcar da própria fruta.


Redução de... - significa que determinado nutriente foi diminuído, mas não excluído do produto. Ex: "Redução de açúcar"

Dispense o tempo que for necessário para a ida ao supermercado e leve para casa o melhor para a sua saúde.

A vossa Linda Dietista



Sem comentários:

Enviar um comentário