De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, novembro 15, 2015

H de Hambúrguer e G de grão de bico

Continuo inspirada no Made by Choices! Não consigo dizer-vos do que mais gosto, gosto de tudo! Desta vez inspirei-me nos hambúrgueres de vegetais, mas atrevi-me e modifiquei um pouco a receita!

O grão de bico é um dos integrantes do grupo das leguminosas, tal como o feijão, lentilhas, ervilhas e soja. Este grão apresenta um elevado teor de fibras alimentares (ajudam no funcionamento intestinal e induzem a saciedade), proteína, vitaminas do complexo B como o folato (B9) e a niacina (B3) e alguns minerais como o ferro, fósforo e manganês. Encontramos ainda o triptofano na sua composição, que no nosso organismo se transforma em serotonina, um neurotransmissor relacionado com as sensações de bem estar e prazer. Todos estes e muitos outros benefícios em 332 Kcal/100g de grão de bico cru.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o ingrediente anfitrião, passemos à receita!

Hambúrguer de grão de bico com molho de iogurte e hortelã

Rendimento: 6 hambúrgueres

Ingredientes:

Hambúrguer
200g grão de bico, cozido e descascado; 150g brócolos cozidos; 2 cenouras pequenas, 120g; 1 cebola; 130g de cogumelos; 1 colher de sobremesa de alho desidratado; 70g flocos de aveia; pimenta preta, sal, paprika e salsa picada q.b.

Molho de iogurte
1 iogurte magro natural, 125g; raspas de casca de meia laranja; hortelã e pimenta preta q.b.

Modo de preparação e confeção:

Hambúrgueres
Comece por triturar os cogumelos num processador de alimentos; Salteie os cogumelos numa frigideira anti-aderente juntamente com o alho; Adicione a cebola triturada quando os cogumelos apresentarem metade do tamanho original; Triture a cenoura (crua), os brócolos (cozidos) e o grão de bico (cozido) e junte-os aos cogumelos; Envolva bem, apague o lume e junte todas as especiarias; Transfira a mistura para um recipiente de vidro e deixe arrefecer (leve ao frigorífico cerca de 3 horas). Decorrido o tempo de espera adicione, lentamente, os flocos de aveia previamente triturados; Envolva tudo muito bem e, se necessário, adicione mais farinha de aveia (note que os hambúrgueres estão no ponto quando a massa não ficar colada à sua mão). Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e com a ajuda das costas de uma colher de sopa molde os hambúrgueres; Leve ao forno cerca de 40 minutos e a meio do tempo vire os hambúrgueres.

Molho de Iogurte
Coloque, numa taça, todos os ingredientes e envolva bem. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Valor Nutricional Total (Hambúrgueres + molho):

648 Kcal; 41,2g Proteína; 10,6g Gordura; 1,6g Gordura Saturada; 94,9g Hidratos de carbono; 20,3g Açúcar; 26,4g Fibra Alimentar.

Cada hambúrguer apresenta, em média:

108 Kcal; 6,8g Proteína; 1,7g Gordura Total; 0,2g Gordura Saturada; 15,8g Hidratos de Carbono; 3,3g Açúcar; 4,4g Fibra Alimentar

Dica da Dietista: Coloque o hambúrguer num pão de mistura com sementes, barre com o molho e recheio com legumes estaladiços (utilizei cenoura e courgette temperadas com paprika)!


Hambúrguer de grão de bico com molho de iogurte
A Vossa Linda Dietista!




Sem comentários:

Enviar um comentário