De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Bacalhau - O rei da Consoada

Caríssimos amigos,

Com a aproximação do Dia de Natal, sinto-me na obrigação de iniciar os extensos textos sobre as várias iguarias desta época.

Começo com o bacalhau, um peixe de água salgada, de carne branca e macia.

Este peixinho, é uma excelente fonte proteica e apresenta um baixo teor de gordura saturada (é aquela que não faz "faltinha" nenhuma ao organismo, contudo é a que mais se ingere, por se encontrar presente nos "pecados" alimentares). É, também, rico em ómega 3, uma gordura insaturada (a chamada gordura boa) que contribui para um melhor funcionamento do sistema cardiovascular. No que diz respeito às vitaminas e minerais, possui quantidades consideráveis de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, selénio, magnésio e ferro.

Portanto, em 100g de bacalhau (seco e salgado, demolhado cru) ingerem:
- 80 Kcal
- 19 g de Proteínas
- 0,4g de Lípidos (Gordura)
- 0,1 g de Gordura Saturada
- 0,1 g de Gordura Insaturada
- 0 g de Hidratos de Carbono
- 33 mg de Cálcio
- 116 mg de Fósforo
- 23 mg de Magnésio
- 0,2 mg de Ferro

Devem estar a perguntar-se porque "carga de água" referi que o bacalhau possuía quantidades consideráveis de selénio e tais quantidades não são mencionadas acima, ora a resposta é fácil, a Tabela da Composição Nutricional dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge não possui informações relativamente a este mineral. Posto isto, fará sentido referir:"quantidades consideráveis de selénio" quando não se sabem essas quantidades? Deixo a pergunta no ar, para que reflictam sobre muita da informação existente, mesmo, nos Web Sites mais credíveis. Insisto, se não se sabe o valor, porquê afirmar que o "peixinho" em questão possui quantidades consideráveis? Que quantidades são essas, para serem assim tão consideráveis? 

Fale-se agora de como conservar adequadamente o bacalhau. Caso seja para consumir a curto prazo, pode armazenar-se fora do frigorífico, num lugar seco e fresco. Para consumo a longo prazo, é necessário demolhá-lo para, posteriormente se congelar. 

Para uma correta demolha, depois de cortado em postas, deve colocar-se debaixo de água fria corrente (temperatura inferior a 20ºC), durante 2 horas. Em alternativa, pode ser demolhado em 48 horas, num recipiente coberto, com mudanças de água frequentes, e de preferência, no frigorífico.

Porque para um bom resultado é necessária uma boa demolha, bem como uma boa preparação. Sim, ser Dietista não é só dizer o que comer ou beber, mas também "ensinar" como comprar, preparar e confeccionar!

Depois de tudo isto, resta-me focar apenas um aspecto importante. Evitem fritar o bacalhau, ou qualquer outro peixinho, pois ao preferirem este método de confecção, "roubam", todo o valor nutricional benéfico existente enquanto peixe cru, por isso, cozam o vosso bacalhauzinho com uma boa couve bem verdinha e temperem com uma "colherinha" de sobremesa de azeite, e porquê uma "colherinha" e não um "fiozinho"? Porque o "fiozinho" não é quantificável, tanto pode ser um "fiozinho" grande como pequeno. Imaginem que estão a temperar a vossa iguaria com o "fiozinho" de azeite e de repente passa na televisão aquele Smartphone que tanto querem, vão, certamente, por-se a olhar e como resultado terão um "rio" de azeite no vosso prato. Portanto, moderação na quantidade de azeite, pois mesmo sendo uma gordura boa, em demasia acaba por ser prejudicial.

Dispeço-me com os votos de uma dietética semana natalícia,

A vossa Linda Dietista



Sem comentários:

Enviar um comentário