De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, julho 13, 2014

Sobras e restos, qual a diferença?

Fim de semana é sinónimo de jantarada e o passado não foi exceção. Como sempre, foi maior a quantidade de alimentos que a vontade de comer. 
Estão a ler e a pensar: "Será isto um dejà vu?", muito provavelmente sim... A quem nunca aconteceu isto, os meus parabéns!

A jantarada não podia ter corrido melhor e apesar da distribuição da comida restante ter sido um sucesso, ainda me deparei com alguma na minha bancada e, dei por mim a pensar: " Linda Dietista, o que vais tu inventar para dar fim a tanta comida?".
Após este pensamento, não tive alternativa senão dar asas à imaginação e criar algumas receitas para distribuir o restante frango mas, sobre isso falamos daqui as uns dois ou três parágrafos.

Sobras X Restos, que denominação dar à comida restante?

O termo sobras aplica-se aos alimentos que foram preparados mas que não foram servidos aos convidados. Caso as temperaturas de armazenamento sejam seguras, estes alimentos podem ser consumidos no futuro.

O termo restos aplica-se aos alimentos que foram preparados, servidos aos convidados e que ficaram no prato e/ou na travessa ou então, aos alimentos que não foram servidos mas que, não foram armazenados a temperaturas seguras, pelo que, não poderão ser consumidos pois poderão estar contaminados.

Como devem calcular, a jantarada teve a sua parte de restos mas, as sobras também não se ficaram atrás. 
O bom das sobras foi ter o almoço de Domingo pronto, ou pelo menos, semi-pronto! Da junção de um peito de frango e uma courgette, saiu um belo, saboroso, nutritivo e pouco calórico salteado.

Salteado de frango com courgette

Rendimento: 1 dose

Ingredientes:

- 1 peito de frango, 150g
- 1 courgette
- 1 colher de sobremesa de azeite
- 1 colher de sobremesa de alho picado

Modo de preparação:

- Coloque, numa frigideira, o azeite e o alho picado. Passado 1 minuto, adicione a courgette, cortada em rodelas finas, e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Decorridos os 5 minutos, adicione o peito de frango desfiado e, deixe cozinhar, durante mais 2 ou 3 minutos.
- Retire e sirva.
Valor Nutricional Total:

- 245 Kcal
- 39,6g Proteína
- 7,4g Gordura
- 1,4g Gordura Saturada
- 4,8g Hidratos de Carbono
- 3,9g Açúcar
- 2,2g Fibra Alimentar



Eu utilizei frango, no entanto, este salteado também poderá ser elaborado com outra fonte proteica como por exemplo, salmão fumado, atum ao natural, charcutaria de aves, etc. 


A Vossa Linda Dietista

Sem comentários:

Enviar um comentário