De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, dezembro 18, 2011

Sai uma tarte de maçã!

Muito boa tarde pessoas,

Sim, já almocei e a sobremesa que a minha mãe fez inspirou-me para mais um belo tema. Diga-se de passagem que eu dei uma pequena ajuda na confecção, ou melhor, a minha colaboração foi indispensável, mas, mais à frente revelarei.

Mas afinal qual foi a sobremesa que a Linda Dietista comeu (perguntam vocês)?  

Foi uma apetitosa, deliciosa e saborosa tarte de maçã.

Agora é o momento em que todos ficam escandalizados e pensam: "Afinal, elas(es) (Dietistas) também comem doces". Sim, meus caros nós, e especialmente a vossa Linda Dietista, também comem coisinhas docinhas, porque como é óbvio não devemos privar-nos de nenhum alimento, até indicação para tal, claro.

O segredo mais uma vez é comer com moderação e todos vós, uma vez por semana poderão cometer uma pequena "infracção". Quero com isto afirmar que por um único dia podem "fingir" esquecer as regras de uma alimentação saudável e comer algo que tanto gostam, seja ele uma tarte de maçã, um gelado, um belo de um assadinho no forno ou até mesmo um "Big Mac" (para mim seria mais um "Mac Chicken", lá está um dos vícios da vossa Linda Dietista). O importante no meio de tudo isto é ter a noção de que há um dia em que podemos fazer uma "asneira", contudo, é apenas um dia, os restantes devem ser normais, sem grandes excessos, com moderação nas quantidades e algum controlo calórico.

Bem, mas voltemos ao assunto do dia, a Tarte de Maçã. Ora então para a confecção desta magnífica sobremesa precisam de:
- 250g de farinha
- 125g de açúcar
- 125 g de margarina derretida
- 2 ovos
Para o recheio precisam de:
- Compota de maçã
- 4 maçãs descascadas

Bem sei que os ingredientes não são, de todo, os mais dietéticos, mas uma tarte é uma tarte e como só vão comer uma fatia fininha, daquelas que só dá para tapar o buraco que têm num dos molares também não vão estragar a "bela da silhueta".

É claro que poderia, eventualmente, utilizar o adoçante em substituição do açúcar, mas como a minha mãe é um atentado à minha profissão é impensável tal coisa. 

Mais informo, que por cada 100g de tarte de maçã ingerem:
- 196 Kcal
- 1,8 g de Proteína
- 8 g de Lípidos (Gordura)
- 29,3 g de Hidratos de Carbono

Posto isto, desejo que passem óptimos momentos na cozinha!

Ah, já quase me esquecia de revelar o meu papel na confecção da maravilhosa tarte, ora muito bem, aqui a vossa Linda Dietista descascou as maçãs e abriu a lata da compota.

Agradecida pela vossa leitura,

A vossa Linda Dietista


Sem comentários:

Enviar um comentário