De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, outubro 12, 2015

#RefeiçãoSaudável 05

Resolvi dar asas à imaginação e como resultado nada mais, nada menos que uns queques Super Hiper Mega Saudáveis, uma excelente opção para o pequeno-almoço ou lanche.

E por falar em pequeno-almoço, quem é que toma sempre esta importantíssima refeição?

Importantíssima Sim! Muitos são os que defendem que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e eu, enquadro-me nessa lista! A meu ver é de extrema importância repor energias, aquelas que foram gastas durante a noite para que pudéssemos continuar a respirar. E, mais importante que quebrar o jejum após o período de sono, é evitar a sensação de fraqueza ao final da manhã, assegurar a concentração, o rendimento cognitivo e diminuir o apetite para a refeição seguinte, o almoço! Já alguma vez parou para pensar porque é que sente tonturas ou dores de cabeça a meio da manhã?

"Aiiiii, eu não tenho tempo para preparar o pequeno almoço, quanto mais para me sentar a tomá-lo..." Esta e muitas outras expressões são meramente desculpas! É o hábito que faz o monge! É importante criar rotinas e nada melhor que começar pelo pequeno-almoço reservando 5 minutos na sua agenda para esta refeição!

O pequeno almoço deve fornecer cerca de 20 a 25% da energia total do nosso dia, devendo ser variado, equilibrado e completo, de modo a fornecer todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Assim, esta refeição deve conter:
  • Hidratos de carbono complexos - pão de mistura ou integral OU tostas integrais OU flocos de aveia
  • Proteína - iogurte magro Ou queijo fresco magro OU requeijão magro OU fiambre de aves OU leite
  • Fruta
  • Pouca gordura
Fonte

#PequenoAlmoçoSaudável

Queques de Canela&Mel

Rendimento: 5 cupcakes

Ingredientes: 

1 ovo; 50g farinha integral; 1 colher de sopa de mel; 50g iogurte grego; 1 colher de sobremesa de canela; 1 colher de chá fermento.

Método de preparação e confeção:

Bata o ovo e misture o mel. Adicione a farinha e mexa até formar uma mistura homogénea. Junte o iogurte grego, a canela e o fermento e envolva bem com a massa. 
Verta pequenas porções em formas de cupacke e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 10 minutos.

Valor Nutricional Total:

271 Kcal; 7,3g Proteína; 6,2g Gordura; 3,5g Gordura Saturada; 45,9g Hidratos de Carbono; 14,5g Açúcar; 4,3g Fibra Alimentar.

Cada cupcake apresenta cerca de 54Kcal pelo que, poderá consumir 2 em substituição do pão integral ou dos flocos de aveia.

Dica da Dietista: Abra o cupcake, coloque um pouco de compota de morango sem açúcar e acomopanhe com 1 kiwi e 1 chá de frutos vermelhos.

Queques de Canela&Mel






A Vossa Linda Dietista!




1 comentário: