De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, outubro 02, 2015

Beber água às refeições engorda?

A água desempenha um papel importantíssimo na alimentação de qualquer indivíduo, encontre-se ele em dieta ou não. 

Fonte

A água não fornece energia - é isenta de calorias - não contém proteínas, nem lípidos ou vitaminas ou o mais ténue vestígio de hidratos de carbono. Da sua composição apenas fazem parte alguns sais minerais, como cálcio, magnésio, potássio, sódio e zinco, em quantidades mínimas. Assim sendo, é impossível formar gordura a partir da ingestão de água, independentemente da hora e/ou refeição a que seja ingerida - a água não engorda.

Contudo, o que muitas vezes se quer dizer com este mito é...

O aumento do consumo de água durante as refeições contribui para a diluição do suco gástrico o que atrasa a digestão dos alimentos e, consequente, pode levar ao aparecimento de problemas digestivos. Em alguns casos, pode também provocar uma maior distensão gástrica, aumentando o volume do estômago e esta distensão gástrica pode, a longo prazo, dificultar a saciedade o que conduzirá a um consumo alimentar excessivo!

Por outro lado, uma ingestão adequada de água humedecerá o bolo alimentar facilitando o seu percurso ao longo do intestino e, simultaneamente, permitirá a formação de um bolo alimentar mais volumoso, transmitindo ao cérebro um sinal de saciedade.

Uma ingestão de água adequada às refeições principais - almoço e jantar- situa-se ente os 200 e 300 ml. A ingestão maioritária deve ser efetuada entre as refeições, de modo a que seja rapidamente absorvida e cumpra a sua principal função - hidratação. Deve preferir a ingestão durante o dia e ir diminuindo à medida que a noite se aproxima, para que durma sem interrupções!

A quantidade de água a ingerir diariamente varia de indivíduo para individuo e depende de fatores como a quantidade de água perdida, a prática de exercício físico, as condições atmosféricas, o estado de saúde e o tipo de alimentação. Um adulto saudável perde, em média, cerca de 2 litros de água por dia, quantidade essa a ser reposta também diariamente. Os alimentos contribuem com cerca de 1 litro e o restante valor deve ser ingerido de forma voluntária sob a forma de água, infusões, chás ou limonadas sem a adição de açúcar.
A literatura, sugere a ingestão de 35ml de água por cada 1Kg de peso para os adultos saudáveis.

O líquidos que contribuem para o aumento de peso são os refrigerantes, sumos e outras bebidas açucaradas, cuja composição apresenta apenas uma pequena percentagem de água.

Fonte
Não! Não pode comer o que quiser! Não! Não entre no "jogo da compensação"! Prefira sempre a água!

A Vossa Linda Dietista!






Sem comentários:

Enviar um comentário