De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, março 20, 2012

Excessos Pascais

Não tarda nada está a celebrar a Páscoa que, tal como o Natal é uma época de alguns exageros alimentares. Assim sendo, cabe-me a mim orientá-lo(a) nesta árdua tarefa.

Moderação, é mais uma vez, a palavra-chave. Prove um pouco de tudo. O importante é que saiba "enquadrar" os alimentos mais calóricos (típicos desta época) na sua alimentação diária. E, se a sua alimentação diária é equilibrada e regrada e até pratica regularmente actividade física, seguramente que não vai ser um ou outro excesso que vão prejudicar a sua dieta.

Seguir os conselhos básicos, aqueles que já está farto(a) de ouvir, é fundamental, ora veja: Se comer de 3 em 3 horas (4, no máximo) nunca vai sentir aquela vontade, devastadora, de comer tudo o que lhe aparecer pela frente, e, é nestas alturas que aparecem pela frente os alimentos mais calóricos: o ovo de chocolate que o vizinho ofereceu ao seu filho, as amêndoas que guarda para as visitas, o folar que a sua mãe fez com tanto carinho, entre muitas outras coisas e, por todos estes motivos é que, mais que nunca se torna necessário, cumprir horários.

Aprenda a distribuir estes alimentos pelos vários dias de festa - Coma uma sobremesa doce na sexta-feira santa, troque a fatia de pão do pequeno-almoço de um dia à sua escolha por uma fatia (fina) de folar e no domingo de Páscoa ofereça à sua família uma almoço mais requintado. Não precisa de comer tudo ao mesmo tempo, até porque, não lhe vai saber melhor, por isso, liste os seus alimentos preferidos e escolha o dia em que quer comer cada um deles.

Coma devagar, sem pressas, ninguém lhe tira a comida do prato. Lembre-se que os alimentos só têm sabor enquanto estão na boca, depois de engolir já não vão saber a nada, por isso, mastigue com calma, de modo a que possa sentir todo o prazer possível ao comer o que mais gosta.

Aprenda a tirar partido dos alimentos ao longo do ano. Preocupe-se em ter uma boa base de cuidados alimentares, que lhe permitam alguns excessos pontuais. Se tiver hábitos alimentares saudáveis não vão ser os alimentos típicos desta época ou de outra qualquer que vão arruinar a sua tentativa de perder peso.

Está de férias, melhor ainda, aproveite algum do seu tempo livre para fazer uma caminhada todos os dias.

A vossa Linda Dietista,


Sem comentários:

Enviar um comentário