De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Micro-ondas elimina nutrientes dos alimentos: mito ou realidade?

Segundo o Agregador o Meu Bem Estar esta afirmação não passa de um mito. A verdade é que cozinhar no microondas, normalmente, aumenta o valor nutricional dos alimentos devido às poucas perdas de nutrientes!

Cozinhar no micro-ondas é uma das melhores formas de preservar os nutrientes dos alimentos, especialmente os micronutrientes, vitaminas e minerais. Para aqueles que estão interessados em obter a maior quantidade possível de nutrientes dos seus alimentos, este eletrodoméstico apresenta-se como uma das opções mais segura!

Se assim é, como se justifica a existência deste mito?

É fácil...

A não utilização de recipientes próprios pode causar danos à nossa saúde, por exemplo, se não se utilizar o tipo de plástico adequado ao eletrodoméstico, alguns produtos tóxicos podem ser absorvidos pela comida! 

Esta justificação é suficiente pois, muitas pessoas, utilizam-na transversalmente! 

A melhor forma de potenciar e/ou preservar os nutrientes é utilizar pouca água para o cozimento e expor o alimento o menor tempo possível ao calor, ou seja, optar por um cozimento rápido!

Assim,

Se cozer espinafres recorrendo ao fogão, estes perderão cerca de 70% do seu ácido fólico enquanto que, se cozinhados no microondas e com pouca água preservarão quase todo o seu ácido fólico!
O mesmo se verifica com o tomate e a cenoura, pois o seu cozimento no microondas, fará com que os carotenóides sejam mais facilmente absorvidos pelo nosso organismo! E, em alguns casos, também se verifica menor produção de Nitrosaminas, um composto cancerígeno que se origina aquando da fritura, no caso do toucinho, por exemplo.

O segredo é simples:

Acondicione o alimento no recipiente próprio, utilize pouca água e exponha-o ao calor o mínimo de tempo possível! 

Também pode utilizar este eletrodoméstico para a descongelação de alimentos, no entanto, deve descongelar, cozinhar e consumir de imediato! Caso esta sequência não se verifique e os alimentos estejam muito tempo descongelados pode verificar-se o crescimento de bactérias devido ao aumento de temperatura.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2014/02/06/micro-ondas-elimina-nutrientes-dos-alimentos-mito-ou-realidade/


A vossa Linda Dietista,




Sem comentários:

Enviar um comentário