De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, setembro 04, 2015

O verdadeiro significado das expressões nutricionais

É cada vez mais comum a presença de expressões "chamativas" nos produtos alimentares e quem nunca comprou "gato por lebre", que atire a primeira pedra! A presença destas expressões não invalida a consulta da lista de ingredientes e da tabela nutricional.
A função da indústria alimentar é estar atenta às "necessidades" do consumidor pelo que, nem sempre a inclusão de determinada expressão significa que o produto é uma mais valia, na maioria dos casos resume-se a mais uma estratégia de marketing.

Para que as suas escolhas sejam, a partir de hoje, mais informadas vamos esclarecer neste artigo algumas das expressões mais comuns nos rótulos dos produtos alimentares.

Light - Um alimento apresenta esta designação quando na sua composição se verifica uma redução de, pelo menos, 25% de um determinado nutriente e/ou valor calórico face ao produto convencional. A mesma não significa isenta de calorias ou desse mesmo nutriente.

A vaca que ri Light

Diet - Esta expressão pode aplicar-se quando o alimento em questão apresenta restrição de um nutriente específico, como o açúcar, gordura, sódio. Também esta menção não é sinónimo de 0 calorias ou livre consumo.

Chocolate Diet Nestlé

Rico em fibra ou Integral - Alimento cuja composição nutricional apresenta um elevado teor em fibra. No entanto, um alimento só é considerado uma fonte de fibra quando apresenta mais de 3g de fibra/100g de produto ou 1,5g de fibra/100 Kcal e considerado com um alto teor de fibra quando apresenta mais de 6g de fibra/100g de produto ou 3g de fibra/100 Kcal.
Lembre-se que mais fibra não significa menos açúcar e/ ou gordura, na maioria dos casos estes produtos contém muito açúcar e/ou gordura e o seu consumo deve ser limitado.

Cereais de pequeno-almoço + fibra

Sem açúcar adicionado - Alimento que não apresenta qualquer monossacárido ou dissacárido adicionados. Contudo pode conter uma percentagem significativa de açúcar natural. Também esta informação deve ser mencionada no rótulo.

Cereais de pequeno-almoço sem adição de açúcar

Saiba que um alimento só pode conter na sua denominação "sem açúcar" quando apresenta uma quantidade de açúcar inferior a 0,5g/100g/ml de produto.

Bolacha Maria Gullón sem açúcar
Define-se como alimento com baixo teor de açúcar aquele que não possui mais de 5g/100g de produto sólido ou mais de 2,5g/100ml de produto líquido.

Flocos de Milho com baixo teor de açúcar

De facto, o teor de açúcar é limitado mas atentem na quantidade de sal por porção, cerca de 10% da dose de referência! O facto de o açúcar ser limitado não significa que o produto seja saudável ou que possa ser consumido por todos os indivíduos independentemente dos problemas de saúde.


Magro - Acredita-se muitas vezes que esta expressão é sinónimo de sem açúcar e sem gordura mas, na verdade, significa que o alimento em questão apresenta, apenas e só, uma percentagem de gordura reduzida.

Iogurte magro Adagio

Baixo teor gordura saturada - Alimento cuja soma das gorduras saturada e trans não excede 1,5g/100 de produto sólido ou 0,75g/100ml de produto líquido.

Tortilhas de milho sem glúten, com 100% de ingredientes vegetais, baixo teor de gorduras saturadas e ricas em fibra.

Sem gordura saturada - Alimento cuja soma das gorduras saturada e trans não excede 0,1g/100g e/ou ml de produto.

Biscoito integral 0% gordura trans

0% - Outra expressão polémica! 0% de quê? Basta decifrar as letras miúdas por debaixo do gigante 0.

Iogurte 0% matéria gorda (M.G.) Continente

Baixo teor de sódio/sal - Alimento que apresenta na sua composição não mais de 0,12g de sódio ou o valor equivalente de sal por 100g ou 100ml de produto. 

Produtos Nobre com teor de sal reduzido

Sem sódio ou sem sal - Alimento que não contém mais de 0,005g de sódio ou o valor equivalente de sal, por 100g.

Manteiga Mimosa sem sal



Alimento enriquecido com vitaminas e/ou minerais - São mais que muitos os produtos que apresentam na sua composição um enriquecimento em micronutrientes, vitaminas e/ou minerais. No entanto, este enriquecimento não significa produtos mais saudáveis ou melhor absorção dos micronutrientes em questão.

Leite mimosa com + cálcio e + vitamina D

Alimento biológico - Alimento em que, 95 a 100% dos seus ingredientes, são obtidos segundo o modo de produção biológica, livres de químicos. No entanto, tal como todos os outros, quando consumidos em excesso podem levar ao aumento de peso.

Gama Agro Biológico da Agros

Alimento Funcional - Alimento com aparência muito semelhante ao alimento convencional que, para além de nutrir, apresenta compostos capazes de melhorar o estado de saúde. 

Leite fermentado Mimosa

Alimento enriquecido com sementes - A adição de sementes não significa produtos mais saudáveis. A quantidade de açúcar, gordura e sódio manter-se-à. Atente à composição total do produto e não apenas a determinado componente e/ou característica.

Pão de forma com sementes

Na realidade a expressão que o alimento apresenta pouco importa uma vez que o alimento deve ser analisado como um todo e não apenas por aquilo que vem mencionado, em letras gigantescas, na embalagem. Mantenha em mente que a ausência e/ou redução de um nutriente não significa a ausência e/ou redução de todos. Bem pelo contrário, muitos produtos são isentos de gordura e apresentam quantidades inimagináveis de açúcar! Mantenha-se alerta, escolha produtos pouco processados, o mais frescos possível e com lista de ingredientes pequenas e cujos ingredientes consegue pronunciar sem esforço.

Não é a expressão que engana, nós é que não a sabemos decifrar!

A Vossa Linda Dietista!





Sem comentários:

Enviar um comentário