De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, janeiro 08, 2012

Plantas Aromáticas

As plantas aromáticas transformam positivamente os alimentos, e algumas combinações parecem mesmo ter nascido para serem utilizadas.

Como o próprio nome indica, são plantas que emanam fragrâncias das suas folhas, caules, sementes, raízes, vagens ou flores, que podem ser mais ou menos intensas.

Podem utilizá-las na cozinha, como condimento (fresquinhas ou secas), para fins medicinais (infusões, tisanas, pomadas, etc) ou até mesmo para fins cosméticos, sim muitas delas cheiram bem e originam belos perfumes!

Deve utilizá-las frescas, sempre que possível, sendo os oregãos a única excepção, visto que, por qualquer motivo, têm um melhor aroma depois de secos.

Agora que já sabem o que são e para que servem vou apresentar-lhes algumas destas "plantinhas".

Aipo: A raiz do aipo é utilizada na confecção de sopas e caldos, o caule em saladas e as folhas como tempero, parecido com a salsa.
O aipo ajuda na redução do colesterol e na "limpeza" do sangue.

Alecrim: Muitas vezes usado com o borrego, o alecrim também é excelente com carne de porco, coelho, frango e salsichas.
Tem um sabor forte, pelo que convém usá-lo "extremamente" bem picado.
Uma tosse persistente desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas, cujo o estômago seja preguiçoso na digestão.

Camomila: O seu chá é utilizado para combater diversos problemas de saúde: tem acção inflamatória, alivia as cólicas, é calmante, relaxante, combate a insónia e a acidez do estômago.
Para fins medicinais, a única parte que se aproveita desta "ervinha" é a flor.

Cidreira: Utiliza-se a parte aérea da planta na preparação de infusões, com a planta fresca ou seca, embora a maioria a utiliza fresca.
Também pode ser utilizada como planta condimentar - As folhas inteiras usam-se para dar sabor a bebidas de frutas e as folhas cortadas utilizam-se nas sopas e saladas.
É ainda considerada como: anti.inflamatória, antioxidante, anti-viral, digestiva, calmante e sedativa.

Coentros: Apresenta propriedades digestivas e calmantes e podem ainda ser utilizados externamente para aliviar dores nas articulações.
As folhas, caules, raízes e sementes desta planta têm sabores levemente distintos.
As suas folhas são óptimas para o tempero de saladas. Pode cozinhar as raízes e os caules nos estufados e sopas, mas retire-as antes de servir.
Não confunda as folhas de coentros com as folhas de salsa, apure o seu olfacto!

Hipericão: Largamente testada na actividade anti-depressiva, ansiedade, insónia, dores nevrálgicas e ainda, actividades anti-virais e anti-bacterianas.
Uma chávena de chá de hipericão à noite contribui para uma boa noite de sono.

Hortelã: Possui inúmeras propriedades, entre as quais são de destacar o facto de prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos, indigestão, cólicas e a fadiga em geral.
A infusão é indicada para o tratamento de gripes e resfriados.
Muito utilizada a condimentar pratos de carne, batatas, saladas e alguns doces, como sobremesas geladas e mousse de chocolate.
É também utilizada como aromatizante em diversas indústrias, como a dos chocolates.
E porque não mexerem o café com um ramo de hortelã? Experimentem, é delicioso!

Loureiro: Para além de abundantemente utilizado na culinária, possui ainda algumas propriedades que ajudam no combate ao reumatismo e problemas de estômago.
As aromáticas folhas de louro são utilizadas frescas ou secas. Ficam particularmente bem no peixe e também com caça e com leguminosas como o feijão.
Se as picar "finamente" produzem um magnífico efeito nos molhos de natas e ovos.
Quer repelir os "animaizinhos" que tanto invadem os seus armários? Deixe algumas folhas de louro onde guarda a comida e o seu problema, rapidamente, será resolvido!

Manjericão: as folhas verdes têm um aroma tentador e estonteante e um sabor pungente. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor.
O manjericão é muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade, e é também misturado em saladas e em diversos molhos - sendo o mais popular o pesto italiano.
O chá de folhas de manjericão é utilizado para aliviar dores de garganta e ajudar a cicatrizar as aftas, aquelas pequenas "borbulhinhas" que tantas vezes lhes tiram o prazer de saborear uma bela refeição.

Salsa: Embora tradicionalmente utilizada apenas para guarnição, a salsa fresca também dá um excelente sabor a sopas e molhos.
Muita salsa picada, um pouco de alho esmagado e azeite extra virgem constituem um excelente toque de acabamento para pratos de carne e peixe grelhados.
Existem duas variedades, com folhas lisas ou frisadas, sendo a de folhas lisas mais decorativa e de sabor mais forte.
Actua ainda como depurativo do sangue e estimulante da função renal.

Tomilho: É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Ao contrário da maior parte das plantas, o tomilho é tão bom seco como fresco.
É maravilhoso com borrego, mas também é bom com porco, frango, peixe e ovos. Deve ser utilizado com moderação, porque o seu sabor se sobrepõe facilmente a todos os outros.
As suas propriedades expectorantes e anti-sépticas tornam-no eficaz no tratamento de bronquites.

Posto isto, não há mais razão para consumos excessivos de sal, que como sabem levam à chamada Hipertensão, nem para gastos desnecessários em medicamentos.

Uma boa planta é sempre um bom remédio, desde que bem aproveitada!

Comprem vasos e sementes e façam o vosso próprio jardim aromático. Boa sorte!

A vossa Linda Dietista

Sem comentários:

Enviar um comentário