De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, janeiro 09, 2012

O azeite - A gordura de eleição

Um pingo de azeite na comida confere não só um sabor inigualável como também uma vasta panóplia de qualidades.

O azeite é uma gordura líquida e, embora esteja associada à prevenção de várias doenças, deve ser utilizado com moderação.

É rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o "mau" colesterol (LDL) e a manter o nível do "bom" colesterol (HDL). Apresenta também um elevado valor nutricional e, além do sabor único que confere aos alimentos, é uma das fontes de gordura mais saudável que se conhece.

Possui quantidades consideráveis de Vitamina E, vitamina essa que desempenha uma função antioxidante sobre as paredes das artérias, ajudando desta forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, enfarte cardíaco, trombose e AVC. Mas não é tudo, esta "vitaminazinha" ajuda ainda a prevenir a Diabetes ao favorecer o metabolismo e a melhorar a assimilação de açúcar e a tolerância à glicose.

Pois é, para além de todos estes benefícios ainda contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar, promove a assimilação de nutrientes e ajuda a regular o trânsito intestinal.

Como se não bastasse tudo o que foi dito até agora, o consumo deste alimento ainda favorece a mineralização óssea, ao facultar a absorção e de Vitamina D, ajudando no crescimento e na prevenção da osteoporose.

E por último, mas não menos importante, o seu consumo contribui para a prevenção de alguns cancros, nomeadamente o cancro da mama.

Para que possa usufruir das virtudes do azeite deve consumi-lo cru, sem aquecimento prévio. É ideal para temperar saladas e vegetais, pois facilita a absorção da Vitamina A contida nos legumes e verduras. É também muito utilizado na sopa, contudo só deve ser acrescentado depois de pronta, de modo a que o azeite não se altere muito com a temperatura.

Consegue substituir a maioria das gorduras utilizadas para elaborar todo e qualquer tipo de cozinhado. Até para fritar o pode e deve utilizar, pois o óleo vegetal altera-se com o calor, gerando substâncias nocivas a partir dos 170 ºC. O azeite suporta temperaturas mais altas e não se queima a não ser que se ultrapassem os 180 ºC.

Caso não lhe agrade o sabor dos fritos pode misturar azeite (cerca de metade da quantidade) e óleo de girassol, pois o elevado teor de gordura monoinsaturada presente no azeite evita a degradação do óleo de girassol.

Por vezes existe a ideia de que todas as gorduras são prejudiciais. No entanto, estas são imprescindíveis para a nossa saúde, em quantidades moderadas e se ingeridas com os restantes alimentos. É recomendado que a ingestão de gorduras represente cerca de 30% da energia total ingerida.

Saiba que 1 grama de azeite fornece cerca de 9 Kcal, 1g de gordura da qual: 0,14g de gordura saturada, 0,78g de gordura monoinsaturada e 0,06 de gordura poliinsaturada.

Bem, posto isto, resta-me dizer que só há motivos para eleger o azeite como gordura a utilizar no dia-a-dia, mas não abusem, repito, só com moderação é que conseguem obter os seus benefícios, por isso, não bebam copos de azeite, nem nada que se pareça! Podem sim utilizá-lo como óleo de massagem!

A vossa Linda Dietista

Sem comentários:

Enviar um comentário