De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, março 25, 2013

A Páscoa e as calorias "extra"

Aproxima-se mais uma época festiva, a Páscoa, sinónimo de família, convívio, refeições em família e consequentemente excessos alimentares.

Com ela vêm as amêndoas, os ovos de chocolate, os folares doces e de carne, os assados no forno com molhos de fazer crescer a água na boca, entre muitas outras iguarias. Todos estes alimentos são ricos em algum nutriente, que, em excesso, acaba por ser prejudicial à saúde. Refiro-me aos açúcares e gorduras que, nestes alimentos, são predominantes.

Deste modo:


  • A quantidade de açúcar ingerida diariamente deverá ser de 50g no caso das mulheres e 55g no caso dos homens, o correspondente a 200 e 220 Kcal e equivalente a 2 colheres de sopa e meia.
    • A ingestão de um refrigerante com 330 ml poderá conter cerca de 30g de açúcar, ou seja, mais de metade da quantidade máxima diária. Atenção não só aos alimentos, mas também aos refrigerantes.
      • Já se imaginou a comer 30g de açúcar? Pense nisto cada vez que optar por um refrigerante!
  • No que toca à gordura a quantidade diária deverá ficar-se pelas 40 a 60g. No entanto é necessário ter em conta que, existem vários tipos de gordura e que umas são benéficas e outras nem por isso. 
    • A gordura trans, apresenta um limite de 2g por dia (America Heart Association), contudo, sempre que possível o objetivo deverá ser as 0g por dia dado que, este tipo de gordura provém de alimentos que conferem pouca saciedade e pouco valor nutricional (produtos de pastelaria, fast food, entre outros).
    • As polinsaturadas e monoinsaturadas são os tipos de gordura que deve ingerir diariamente. Encontram-se em alimentos como os peixes, os frutos secos, no azeite e em algumas sementes.
    • Ingerir a quantidade permitida de gordura por dia até pode ajudar na perda e/ou manutenção de peso, desde que, ela seja proveniente de fontes saudáveis.
  • 5g é a quantidade máxima a ingerir de sal diariamente, o equivalente a uma colher de chá rasa. 
    • O sal pode ser substituído por ervas aromáticas ou especiarias melhorando em muito o sabor dos seus cozinhados e a sua saúde! Seja amigo do seu coração, ele agradecerá!
Em dias de festa, mais que nunca, convém ter estas quantidades bem controladas, uma vez que, a oferta de produtos de elevada densidade calórica é elevadíssima.

Não tem que abdicar destes alimentos, tem que saber quando ingeri-los, só isso! Ora veja:

  • Troque a fatia de pão do pequeno almoço por 1 fatia de folar (do tamanho da mão e da grossura do dedo indicador) e acompanhe com 1 chávena de chá!
  • Utilize o azeite e o vinho branco para os assados no forno em vez da manteiga, óleo e outras gorduras!
  • Troque a fatia de pudim (sobremesa) por 2 amêndoas de chocolate preto!
Pequenas mudanças, opções, fazem a diferença!


Uma Boa Páscoa!

A Vossa Linda Dietista,






sábado, março 16, 2013

Fritos "saudáveis", será possível?


Os alimentos fritos, normalmente, são mais saborosos que os assados, mas também são mais calóricos. No entanto, com os devidos cuidados, podem tornar-se um pouco menos calóricos. Necessita apenas ter alguns cuidados.
  •  Escolha acertada – Deve optar por óleos de soja, cânola, milho ou girassol, pois são os mais adequados para fritar comida. O azeite, apesar de ser uma melhor gordura, oxida mais rapidamente.
  • Temperatura controlada – A temperatura ideal de fritura situa-se entre os 170ºC e os 180ºC. Temperaturas inferiores aumentam a taxa de absorção de gordura, enquanto temperaturas superiores deterioram a qualidade dos óleos de fritura.
  • Espessura do alimento – Quanto mais fino for o alimento a fritar mais gordura será absorvida (as batatas fritas aos palitos absorvem ¼ da gordura absorvida pelas cortadas às rodelas).
  • Absorção final – Assim que retirar o alimento da “fritadeira” coloque-o em papel absorvente de modo a absorver restos de gordura existentes no alimento.
  • Renovação constante – Não utilize o óleo de fritura mais que 5 vezes e verifique sempre a coloração do mesmo antes de iniciar a fritura, pois deverá substituí-lo assim que a sua coloração se apresentar escurecida.
  • Armazenamento correto – Depois da fritura, nem pense, em guardar o óleo na fritadeira, filtre-o e guarde-o num recipiente protegido da luz e do ar.
É verdade que, um frito é sempre um frito, contudo, estes pequenos truques ajudam a diminuir o seu valor calórico, mantendo o aspecto e o sabor de sempre.

Um frito por mês é mais que suficiente! Sempre que possível evite-os!

A vossa Linda Dietista




quinta-feira, março 14, 2013

Fazer dieta...

A palavra dieta, na linguagem comum, corrente, é associada a uma forma de conter o peso, redução ponderal, no entanto, a palavra dieta define-se como os hábitos alimentares de cada indivíduo. Cada pessoa tem uma dieta específica, seja ela, saudável ou não.

Quando o assunto é perder peso, poderá apelidar de "dieta de emagrecimento".

Uma dieta de emagrecimento não é igual para ninguém, cada qual tem o seu metabolismo, os seus gostos, as suas preferências que podem e devem ser tomadas em conta aquando da elaboração do "plano alimentar individualizado" (conjunto de diretrizes a seguir de forma a obter uma redução ponderal). Portanto, aquela ideia de seguir o plano alimentar que a amiga faz é completamente errada e pode ser, a longo prazo, maléfica para a saúde.

Requisitos necessários (sem contar com o excesso de peso):

- Motivação, força de vontade e vontade de vencer, são os itens chave no sucesso de qualquer dieta de emagrecimento.

- Cumprir é a palavra de ordem. Não basta colocar o plano alimentar na "porta do frigorífico" é necessário executá-lo, colocá-lo em prática.

- Respeitar quantidades é o mais importante, sem sombra de dúvida! Se são estabelecidas quantidades para determinados alimentos é porque o excesso dos mesmos não permitirá obter os resultados planeados.

- Acompanhamento profissional, não faz milagres, nem de perto nem de longe, mas é fundamental. É este acompanhamento que nos ensina o que fazer e como fazer. Motiva quando é necessário, parabeniza aquando dos bons resultados e incentiva e dá palavras de esperança aquando de resultados menos bons.

- Assumir os erros. A semana não correu como esperava, teve mais trabalho, não conseguiu cumprir horários, saltou refeições, importa, claro que sim, mas assumir todas as falhas é o mais importante. Faltar à consulta, ao compromisso é fugir, não admitir as falhas, não ter coragem para assumir que quem falhou foi o próprio e não o plano.

Procure um profissional de saúde credenciado, experiente na área e a partir desse momento pode e deve iniciar um plano de emagrecimento. Com ajuda profissional tudo é mais eficaz, saudável e duradouro.

Dieta de emagrecimento jamais será sinónimo de fome, será apenas de bons hábitos alimentares, educação alimentar. 

A vossa Linda Dietista