De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, março 16, 2013

Fritos "saudáveis", será possível?


Os alimentos fritos, normalmente, são mais saborosos que os assados, mas também são mais calóricos. No entanto, com os devidos cuidados, podem tornar-se um pouco menos calóricos. Necessita apenas ter alguns cuidados.
  •  Escolha acertada – Deve optar por óleos de soja, cânola, milho ou girassol, pois são os mais adequados para fritar comida. O azeite, apesar de ser uma melhor gordura, oxida mais rapidamente.
  • Temperatura controlada – A temperatura ideal de fritura situa-se entre os 170ºC e os 180ºC. Temperaturas inferiores aumentam a taxa de absorção de gordura, enquanto temperaturas superiores deterioram a qualidade dos óleos de fritura.
  • Espessura do alimento – Quanto mais fino for o alimento a fritar mais gordura será absorvida (as batatas fritas aos palitos absorvem ¼ da gordura absorvida pelas cortadas às rodelas).
  • Absorção final – Assim que retirar o alimento da “fritadeira” coloque-o em papel absorvente de modo a absorver restos de gordura existentes no alimento.
  • Renovação constante – Não utilize o óleo de fritura mais que 5 vezes e verifique sempre a coloração do mesmo antes de iniciar a fritura, pois deverá substituí-lo assim que a sua coloração se apresentar escurecida.
  • Armazenamento correto – Depois da fritura, nem pense, em guardar o óleo na fritadeira, filtre-o e guarde-o num recipiente protegido da luz e do ar.
É verdade que, um frito é sempre um frito, contudo, estes pequenos truques ajudam a diminuir o seu valor calórico, mantendo o aspecto e o sabor de sempre.

Um frito por mês é mais que suficiente! Sempre que possível evite-os!

A vossa Linda Dietista




Sem comentários:

Enviar um comentário