De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, março 14, 2013

Fazer dieta...

A palavra dieta, na linguagem comum, corrente, é associada a uma forma de conter o peso, redução ponderal, no entanto, a palavra dieta define-se como os hábitos alimentares de cada indivíduo. Cada pessoa tem uma dieta específica, seja ela, saudável ou não.

Quando o assunto é perder peso, poderá apelidar de "dieta de emagrecimento".

Uma dieta de emagrecimento não é igual para ninguém, cada qual tem o seu metabolismo, os seus gostos, as suas preferências que podem e devem ser tomadas em conta aquando da elaboração do "plano alimentar individualizado" (conjunto de diretrizes a seguir de forma a obter uma redução ponderal). Portanto, aquela ideia de seguir o plano alimentar que a amiga faz é completamente errada e pode ser, a longo prazo, maléfica para a saúde.

Requisitos necessários (sem contar com o excesso de peso):

- Motivação, força de vontade e vontade de vencer, são os itens chave no sucesso de qualquer dieta de emagrecimento.

- Cumprir é a palavra de ordem. Não basta colocar o plano alimentar na "porta do frigorífico" é necessário executá-lo, colocá-lo em prática.

- Respeitar quantidades é o mais importante, sem sombra de dúvida! Se são estabelecidas quantidades para determinados alimentos é porque o excesso dos mesmos não permitirá obter os resultados planeados.

- Acompanhamento profissional, não faz milagres, nem de perto nem de longe, mas é fundamental. É este acompanhamento que nos ensina o que fazer e como fazer. Motiva quando é necessário, parabeniza aquando dos bons resultados e incentiva e dá palavras de esperança aquando de resultados menos bons.

- Assumir os erros. A semana não correu como esperava, teve mais trabalho, não conseguiu cumprir horários, saltou refeições, importa, claro que sim, mas assumir todas as falhas é o mais importante. Faltar à consulta, ao compromisso é fugir, não admitir as falhas, não ter coragem para assumir que quem falhou foi o próprio e não o plano.

Procure um profissional de saúde credenciado, experiente na área e a partir desse momento pode e deve iniciar um plano de emagrecimento. Com ajuda profissional tudo é mais eficaz, saudável e duradouro.

Dieta de emagrecimento jamais será sinónimo de fome, será apenas de bons hábitos alimentares, educação alimentar. 

A vossa Linda Dietista






Sem comentários:

Enviar um comentário