De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, outubro 31, 2015

Especial Halloween

Cá em casa celebra-se tudo e o Halloween não é exceção. Este ano, há direito a receita especial, com um ingrediente especial, a abóbora!

A abóbora é um alimento muitíssimo versátil e tanto pode ser o ingrediente principal de um prato salgado como o de um prato doce. 
Apresenta um elevado teor de água (96,6%) razão pela qual se pode denominar de "pouco calórica", cerca de 9 Kcal por 100g de produto. É uma excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E cujas propriedades antioxidantes se encontram associadas à diminuição de doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro. É ainda rica em fibras alimentares ajudando assim aqueles que se encontram em fase de emagrecimento, devido ao efeito saciante provocado pelas fibras. Podemos também encontrar quantidades significativas de cálcio, ferro, fósforo e potássio na sua composição.
Contudo, nem só pela polpa a abóbora é apreciada; as suas sementes são uma excelente fonte de ferro, zinco e gorduras insaturadas, benéficas à saúde do coração e imprescindíveis na prevenção de doenças cardiovasculares!
Fonte


Para a receita de hoje utilizaremos apenas a polpa, as sementes ficarão para uma outra altura, prometo!

Panquecas de abóbora

Rendimento: 9 panquecas

Ingredientes:

2 fatias de abóbora; 3 ovos; 8 colheres de sopa rasas de farinha integral, 80g; 1 chávena de leite magro, 240ml; 1 colher de café de sal.

Método de preparação e confeção:

Corte a abóbora em pequenos cubos e leve a cozer até ficar mole. Amasse com um garfo e reserve; Coloque todos os ingredientes no liquidificador e centrifugue até obter uma mistura homogénea; Coloque, de seguida, uma frigideira anti-aderente no fogão e pincele com um pouco de azeite e com a ajuda de uma concha coloque uma pequena porção da mistura; Deixe cozinhar durante um minuto e com a ajuda de uma escumadeira vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado. Retire, coloque num prato e repita o mesmo processo até finalizar a massa.

Valor Nutricional Total (9 panquecas):

648 Kcal; 40,4g Proteína; 22,6g Gordura; 5,7g Gordura Saturada; 70,7g Hidratos de Carbono; 19,2g Açúcar; 9,7g Fibra Alimentar; 

1 panqueca tem aproximadamente 72 Kcal.

Dica da Dietista: 

Recheie as panquecas com queijo ricotta, salmão fumado, atum ao natural, legumes salteados ou até mesmo carne de aves picada! Eu, utilizei legumes salteados e salmão fumado com molho de iogurte grego e tomate pelado.

Panquecas de abóbora recheadas com legumes e salmão fumado

Sem comentários:

Enviar um comentário