De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, janeiro 10, 2012

E tu, tomas o pequeno-almoço todos os dias?

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, apesar de ser, provavelmente, aquela a que se dá menos importância, e é indispensável para que tenha energia para enfrentar as dores de cabeça do dia-a-dia.

Enquanto dorme, apesar de estar em repouso o seu organismo continua a desempenhar todas as funções necessárias à manutenção da vida e para tal precisa de gastar energia, energia essa que provem das suas reservas, nomeadamente do glicogénio - umas das formas de armazenamento dos Hidratos de Carbono.

Posto isto, é fundamental, pela manhã, repor as reservas gastas durante a noite, caso contrário passará o dia sonolento, refilão, irritado, sem concentração e com vontade de "matar tudo e todos". Além disso, não tomar o pequeno-almoço ainda "desacelera" o metabolismo, o que, a longo prazo pode provocar obesidade. E porque, questionam-se vocês...

Ora pensem comigo, se, pela manhã, não ingerem os nutrientes que o organismo necessita na refeição seguinte, o almoço, o organismo vai absorver mais nutrientes do que aqueles que realmente necessita, para tentar suprir necessidades futuras. Com uma maior absorção de nutrientes existe um maior risco de que estes não sejam utilizados pelo organismo e que sejam armazenados sob a forma de gordura no corpo. Portanto, levantem-se a tempo e horas de tomar um bom pequeno-almoço!

E já agora, o que tomar ao pequeno-almoço?

Ora bem, um bom pequeno-almoço deve incluir:

- Leite ( não mais que 250 ml, o correspondente a uma chávena almoçadeira. Poderá eventualmente adicionar café ou cevada ao leite) ou derivados do leite - Iogurtes sólidos ou líquidos (1 líquido ou 2 sólidos);

- Pão com manteiga (1 colher de chá) ou 1 fatia fina de queijo ou fiambre ou Bolachas Maria ou Integrais (6 unidades) ou Tostas (4 unidades) ou Cereais (de preferência "Corn Flakes" - cerca de 6 colheres de sopa);

Contudo, caso não tenha tempo para fazer uma outra refeição antes do almoço, ou  o tempo entre o pequeno-almoço e o almoço não seja superior a 3 horas pode também, incluir no seu pequeno-almoço uma peça de fruta. E tudo isto para que atinja as doses diárias recomendadas de todos os nutrientes.

Como pode constatar o pequeno-almoço não é uma refeição exigente em termos de preparação e engloba uma variedade considerável de alimentos! Tudo o que peço é que dispense uns 10 "minutinhos" para esta refeição.

Além de contribuir para um melhor desempenho intelectual e físico, ao tomar o pequeno-almoço está a reduzir um terço de probabilidades de ter obesidade, problemas cardíacos ou colesterol.

Caso queira emagrecer deverá tomar um bom pequeno-almoço e depois ir reduzindo, ao longo do dia, a quantidade de alimentos que consome.

Deixe-se de "preguiças" e alimente-se como deve de ser se não for em casa que seja no café, no trabalho ou até mesmo no carro, mas não salte esta refeição, por todos os motivos mencionados e mais alguns!!!

A vossa Linda Dietista

Sem comentários:

Enviar um comentário