De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, abril 03, 2015

Doces! Doces por todo o lado...

Aproxima-se, a passos largos, mais uma época festiva e, à semelhança do Natal, a Páscoa apresenta-se como mais uma "prova de resistência"!

Não! Não faz sentido deitar por terra todo o esforço despendido, todos os bons conselhos adquiridos e aplicados, todas as receitas saudáveis aprendidas e todo o orgulho de vencedor que até agora conquistou! Claro que seguir uma alimentação saudável durante todo o ano nos permite alguns excessos pontuais mas quanto é um excesso pontual? Será que um excesso pontual pode significar a ingestão de 5.000 Kcal num só dia?
Claro que não. Um excesso pontual pode significar a substituição do seu pão por uma fatia (do tamanho da palma da mão e da grossura do dedo indicador) de folar ao pequeno-almoço ou a inclusão de 1/2 dúzia de amêndoas no final do almoço ou a elaboração de um almoço mais copioso no Domingo de Páscoa.

Relembremos que o ideal é escolher aquilo que mais gosta e apreciar desde a primeira dentada, mastigando lentamente - lembremos também que o sabor de um alimento só se aprecia na boca, após engolido acaba-se o sabor!

Comecemos então por falar das amêndoas, a perdição de qualquer um...

A amêndoa, fruto da amendoeira, é uma espécie tipicamente mediterrânica. Podem encontrar-se duas variedades: a doce - pode consumir-se crua e é a escolha número um em confeções de pastelaria e em alguns pratos de carne e peixe- e a amarga - frequentemente utilizada para a produção de licores.

Em termos nutricionais, a amêndoa é muito calórica, 100 gramas fornecem a modesta quantia de 619 Kcal. É também uma fonte de gordura - 56g/100g produto -, de proteína, fibra alimentar e micronutrientes (vitaminas e minerais) como: cálcio, potássio, magnésio, e niacina.  "Fonte"





Mas, como todos sabemos,  o problema não é apenas a amêndoa mas também a cobertura que esta adquire nesta especial época. Desde açúcar a chocolate as opções são as mais variadas. E, até mesmo as formas, cores e feitios já são ao gosto do "freguês".











Passemos também "o olho" pelo famoso ovo de chocolate, a satisfação dos miúdos e da maioria dos graúdos também...

Chocolate é sempre chocolate... Sinónimo de muito açúcar, muita gordura, pouca proteína e pouca fibra. 
Vejamos o exemplo a seguir apresentado...

Só pela lista de ingredientes conseguimos deduzir que o produto é altamente calórico - não fossem os maiores constituintes chocolate, açúcar e gorduras vegetais. Mas, se a lista de ingredientes não é suficiente para vos convencer, avancemos para a informação nutricional onde a informação é bem mais clara, talvez por se apresentar sob a forma numérica!
100g deste ovo de chocolate apresentam a modesta quantia de 574 Kcal (o equivalente a um "bom" almoço saudável), 52g de açúcar (mais do dobro da quantidade recomendada pela OMS, 25g), 36 gramas  de gordura e apenas 1g de fibra alimentar (a saciedade que este alimento provoca é apenas momentânea). 

Imaginemos que até é uma daquelas pessoas que se contenta apenas com um pedaço, digamos 25 gramas... Mesmo esse pequeno pedaço fornecer-lhe-á perto de 150 Kcal e, pelo meno, 10g se açúcar. 

Mais uma vez, e não querendo repetir-me demasiado, não são excessos pontuais que nos prejudicam a redução ou manutenção do peso mas é mesmo esta a sua perdição? É mesmo esta a iguaria que mais aprecia? Se vamos exagerar, que seja com aquilo que realmente gostamos, não vamos comer por comer ou porque todos comem!

Para finalizar, mas não menos importante, falemos um pouco do folar, o rei da Páscoa Portuguesa!

Doce ou salgado, grande ou pequeno o folar também se apresenta como um "poço" de calorias. Iguaria que é iguaria é calórica, já todos percebemos. Mas, atentamos ao valor nutricional (por pessoa) para que possamos perceber até onde podemos esticar a fatia.


O folar doce apresenta: 328,9 Kcal, Lípidos:3,9g, Hidratos de carbono:62,9g, Fibra:2,0g, Proteína: 9,3g, Sal: 0,2g





O folar salgado ou Transmontano apresenta: 451,7 Kcal, Lípidos: 19,8g, Hidratos de carbono:49,6g, Fibra:2,2g, Proteína:17,2g, Sal:1,4g

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, INSA, 2006 

Como podemos verificar pelos valores apresentados, tanto uma opção como outra apresentam um valor considerável de calorias, em nada comparadas com as da sua fatia de pão do pequeno-almoço! Mas, se realmente aprecia o folar, faça a tal substituição sem adicionar manteiga, compotas ou queijos! Não queira adicionar ainda mais calorias!

Dica da Dietista: 1 fatia de folar (tamanho da palma da mão e grossura do dedo indicador) + 1 chávena de chá ou café sem açúcar.

Agora que estão totalmente esclarecidos e devidamente informados...

Boa Páscoa!

São estes os votos da Vossa Linda Dietista!








Sem comentários:

Enviar um comentário