De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, abril 04, 2015

#SábadoReceitaSaudável

Mais um sábado, mais uma receita saudável!

E Hoje, para além da habitual receita saudável, trago-vos também alguma informação sobre um dos ingredientes utilizados na confeção da mesma, o Caril.


O caril é uma mistura de especiarias muito utilizado na cozinha Indiana, Tailandesa e também está a ganhar pernas na Portuguesa. Esta mistura é composta por especiarias moídas, normalmente entre 10 a 20 especiarias, não existindo uma fórmula padrão. A cor amarela resulta da utilização de açafrão moído. Os ingredientes mais importantes do caril são: gengibre, cardamomo, cominhos, pimenta, coentros, pimenta-da-Jamaica e sementes de feno-grego. No entanto, são também utilizadas especiarias como cravinho, canela, erva-príncepe, flor de noz-moscada, leite de coco em pó, pimenta-de-caiena e paprica.

O seu principal ingrediente activo é a curcumina. A curcumina é desde há muito utilizada na medicina popular mas, só agora começa a ser reconhecida pelas suas propriedades, entre elas destacam-se:
- anti-inflamatória;
- anti-cancerígena (pode ser útil na prevenção e tratamento de diversos tipos de cancro, nomeadamente cabeça, cólon, esófago, pescoço e próstata);
- pode ajudar a melhorar a memória - vários estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer-

Em termos nutricionais, o caril apresenta-se como uma especiaria pouco calórica e não isenta de calorias. É comum ouvir-se: "As ervas aromáticas e/ou especiarias não têm calorias...", pensamento completamente errado pois estes produtos são também eles detentores de calorias, mínimas mas não deixam de ser calorias! O que se quer dizer é que dada a quantidade utilizada (na maioria das vezes, mínima), pode considerar-se como desprezível o valor calórico das ervas aromáticas!


Já experimentaram o meu Frango de Caril?

Frango de Caril

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes:

- 300g de frango cortado aos cubos
- 1 colher de sopa de caril
- 50 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 cebola picada, 80g
- 2 dentes de alho picados, 8g
- 70g de arroz
- 2 colheres de chá de azeite
- Pimenta preta q.b

Método de preparação e confeção:

- Coloque, num tacho, 1/2 cebola picada, os dentes de alho picados e 1 colher de chá de azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida.
- Adicione o frango e regue com o vinho, deixando cozinhar durante 10 minutos.
- Dissolva o caril no leite de coco e adicione ao frango. Tempere com pimenta, tape e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos. 
- Num outro tacho, coloque 1/2 cebola e 1 colher de chá de azeite, deixando cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicione o arroz e o dobro da quantidade de água. Tempere com pimenta e deixe cozinhar até a água evaporar totalmente.

Sugestão: acompanhe com um salada de alface temperada com molho vinagrete.

Valor Nutricional (por dose):

- 440 Kcal
- 39,3g Proteína 
- 14,3g Gordura
- 31,05g Hidratos de Carbono
- 1,5g Fibra Alimentar

Bom apetite!

A Vossa Linda Dietista




Sem comentários:

Enviar um comentário