De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, outubro 23, 2015

O de Outono e C de Cogumelo

Com a chegada do Outono e das suas típicas chuvas aparecem e desaparecem de forma quase mágica os cogumelos, razão pela qual este fungo é associado ao universos mágico e mítico.
Conhecem-se atualmente mais de 2.000 espécies de cogumelos na natureza no entanto, apenas cerca de 25 espécies se consideram comestíveis e apenas alguns destes 25 são comercializados.

O cogumelo apresenta um constituição nutricional excecional. É maioritariamente constituído por água (cerca de 90%), fibra alimentar (cerca de 2,3g por 100g), e proteína (cerca de 1,8g por 100g) o que faz com que seja o eleito quando o assunto é a promoção da saciedade. Os hidratos de carbono são praticamente inexistentes (cerca de 0,5g por 100g) e de gorduras apenas vestígios (cerca de 0,1g por 100g). No que toca a micronutrientes o cogumelo é, comparativamente aos restantes hortícolas, aquele que apresenta uma maior riqueza em vitaminas do complexo B e o único com capacidade para produzir vitamina D. Acreditam que toda esta riqueza nutricional se encontra em apenas 14 Kcal por 100g de cogumelos frescos?

Fonte

No entanto, a riqueza nutricional não se fica por aqui. Muitos têm sido os estudos que documentam os efeitos dos cogumelos ao nível do fortalecimento do sistema imunitário e da diminuição dos níveis do colesterol sanguíneo. Outros efeitos relatados mas ainda não documentados verificam-se ao nível da prevenção da diabetes, diminuição da pressão arterial e ainda efeitos anti-virais e anti-bacterianos.

Toda esta riqueza nutricional é 100% aproveitada quando falamos de cogumelos frescos. A versão enlatada é um pouco menos interessante pois verificam-se perdas a nível do sabor e de outras características organolépticas bem como de vitaminas e minerais, já para não mencionar a quantidade de sal que lhes é adicionada! No entanto, sejam eles enlatados, congelados ou desidratados são e sempre serão uma forma prática de inclui-los na alimentação diária.

Cogumelos frescos


Versatilidade culinária é o que não lhes falta! Podem ser incluídos nas mais variadas confeções - sopas, saladas, massas, risotos, entradas, estufados, salteados, etc.

Ponha mãos à obra e delicie-se!

A Vossa Linda Dietista!


Sem comentários:

Enviar um comentário