De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, fevereiro 25, 2014

O café e a Nutrição!

Segundo um grupo de investigadores da Universidade de Birmingham o café é tão hidratante quanto a água e, ingerido de manhã ainda proporciona um melhor efeito, pois as suas propriedades diuréticas são superiores às das água!

Fonte: http://visao.sapo.pt/sera-o-cafe-tao-hidratante-quanto-a-agua=f770869

Assim sendo, vamos lá conhecer um pouco mais esta bebida!

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo Mundo e, apareceu pela primeira vez na Etiópia no ano 850.

Na sua composição encontramos cafeína, compostos fenólicos, Vitamina B3 e substâncias antioxidantes. Estas últimas oferecem proteção contra as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Certamente que já se questionou porque é que não passa sem um café...

Pois bem, algumas pessoas criam dependência do café, uma vez que, encontram na cafeína a aliada que procuram para se manterem alerta. Se por algum motivo diminuírem ou pararem com a ingestão desta bebida é comum que apareçam sintomas como dores de cabeças e estados depressivos o que leva, de novo, à retoma do hábito, do vício! Este é o motivo pelo qual se diz que a cafeína pode causar dependência física e psicológica!
No entanto, pode dizer-se que o efeito da cafeína no organismo humano está dependente de três factores - a pessoa em questão, a quantidade de café e a qualidade do mesmo! Por isso mesmo existem pessoas que consomem quantidades "industriais" de café e não relatam qualquer sintoma e outras com pequenas doses relatam de imediato efeitos estimulantes!

No caso dos atletas, esta bebida, contribui para um desempenho mais eficaz durante o esforço, aumentado assim o rendimento físico e diminuindo, consequentemente, a fadiga muscular!

No que toca a vantagens, podem enumerar-se várias, nomeadamente:

- Efeito lipolítico;
- Diminuição da infertilidade masculina;
- Capacidade de combate à doença de Parkinson - a cafeína é um alcalóide;
- Prevenção do Alzheimer - a cafeína reduz a produção de beta-amilóide, proteína responsável pelo aparecimento da doença;
- Proteção contra vários tipos de cancro - boca, bexiga, faringe, endométrio...
- Prevenção de problemas cardíacos (desde que em doses moderadas);
- Melhoria do estado de humor;

No entanto, nem tudo são vantagens e, como qualquer outra bebida o seu consumo excessivo também pode acarretar algumas consequências, nomeadamente:

- Dependência;
- Taquicardia e ansiedade quando consumido em doses excessivas;
- Irritação da mucosa gástrica;
- Oscilações da glicose no sangue;
- Agravamento dos sintomas associados à menstruação e menopausa;
- Insónias se consumido em doses excessivas;
- Redução da absorção de cálcio pelo organismo;

Afinal o que são quantidades excessivas?

Assume-se como quantidade excessiva um valor superior a 300mg de cafeína por dia! O que equivale, aproximadamente, a 2 cafés expressos compridos e 3 curtos! Não esqueça que existem outros alimentos e/ou bebidas que também contêm cafeína.

Respeitando esta quantidade o café é uma bebida perfeitamente saudável. O que não é saudável é a quantidade de açúcar que é adicionada. Se em cada café que toma adiciona 1 pacote de açúcar com 6-8g, ao fim de 3 cafés ingeriu uma média de 18-24g de açúcar. Agora, acrescente a esta quantidade de açúcar aquele que está presente nos alimentos que ingere diariamente e, facilmente perceberá, que diariamente ingere uma quantidade excessiva de açúcar, superior à dose diária recomendada, que se encontra entre as 50-75g.
A solução passa por, aos poucos, diminuir a quantidade de açúcar adicionado ou substituir o açúcar por adoçante.

A Vossa Linda Dietista,






sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Happy Valentine's Day

O amor está onde cada um de nós quer e, eu quero que o vosso esteja na cozinha, por isso...

Aproveitem e surpreendam a vossa cara metade com esta sobremesa apaixonante...

Semi-frio de Morango

Ingredientes (4 pessoas):

- 1 iogurte sólido natural magro, 125g
- 5 colheres de sopa de adoçante
- 2 queijos frescos magros, 125g
- 3 claras de ovo
- 400g de morango

Modo de preparação e confeção:

- Lave, prepare e corte, aos cubos, os morangos.
- Junte, numa taça, os morangos, o iogurte e os queijos frescos. Triture tudo.
- Bata as claras em castelo e, aos poucos, acrescente o edulcorante.
- Junte tudo, misture com cuidado e leve ao frio até solidificar.

Como podem constatar será muito fácil adoçar a boca daquele(a) que mais gostam e, melhor que isso, podem fazê-lo sem pensar demasiado na "linha"! 

Valor Nutricional:

- 297 Kcal
- 30,8g proteína
- 2,4g gordura
-34,6g hidratos de carbono

Bom apetite!

A Vossa Linda Dietista


terça-feira, fevereiro 11, 2014

Iogurte reduz risco de diabetes tipo 2

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, desenvolveu um estudo ao longo de 11 anos, onde puderam contar com a participação de 4255 indivíduos, dos quais 753 desenvolveram diabetes durante o período de acompanhamento e 3502 permaneceram saudáveis. 

O estudo não apurou qualquer conclusão, isto é, o consumo total de lácteos, com elevado ou baixo teor de gordura, não mostrou nenhuma associação com o aparecimento da diabetes, mesmo com a inclusão de fatores como o estilo de vida, educação, obesidade, hábitos alimentares e total de calorias ingeridas.

Contudo, foi possível constatar que, indivíduos que consumiam doses elevadas de produtos lácteos fermentados e com baixo teor de gordura, apresentavam, relativamente aos não consumidores, um risco 24% menor de desenvolver diabetes ao longo do período de acompanhamento, 11 anos. Após este resultado os investigadores analisaram separadamente cada produto lácteo fermentado e com baixo teor de gordura e, constataram que o iogurte estava associado a um risco 28% menor de desenvolver diabetes. Esta redução observou-se em indivíduos que ingeriam, em média, 4 iogurtes e meio por semana!

Apesar de mais estudos serem necessários para comprovar estes valores e conclusões, é reconfortante saber que estes produtos podem ser benéficos graças aos seus constituintes, principalmente quando se estimam cerca de 382 milhões de portadores de Diabetes!

O iogurte enquadra-se no grupo dos laticínios e, como qualquer outro membro desse grupo, é um alimento rico em proteína, vitaminas, especialmente a D, e minerais, nomeadamente o cálcio e o magnésio. Contudo, estes alimentos também são fonte de gorduras, especialmente gordura saturada a qual deve ser consumida com muita moderação, assim, é aconselhável, a escolha de produtos lácteos com baixo teor de gordura!

Lembre-se que pode obter inúmeras conjugações saudáveis utilizando 1 simples iogurte magro e, de preferência, sem pedaços, ora veja!

- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1 pão de mistura + 2 fatias de fiambre de aves
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 10 nozes e/ou amêndoas 
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1/2 maçã ou pêra ou kiwi + 2 colheres de sopa de cereais integrais
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1 colher de sopa de sementes de linhaça + 1 colher de sopa de sementes de chia + 4 morangos

Entre muitas outras outras opções...


Fonte: http://www.stonehearthnewsletters.com/yogurt-reduces-type-2-diabetes-risk/diabetes/?goback=%2Egde_5174729_member_5838466593817919488

A Vossa Linda Dietista,



sábado, fevereiro 08, 2014

O que é o almoço?

Com o mau tempo que se faz sentir na rua, acredito que a sua vontade seja ficar em casa, na "ronha". Assim sendo, decidi dar uma pequena ajuda! 

O que me diz de uma receita para o almoço?

Peito de frango recheado (4 pessoas)

- 1 peito de frango, 400g
- Sumo de 1 laranja, 150g
- 4 dentes de alho
- 100ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
- Couve (tipo caldo verde), 150g
- 1 fatia de pão de mistura, 60g
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação e confeção:

- Coloque o peito de frango a marinar com o sumo de laranja, dois dentes de alho picados, o vinho branco, o sal e a pimenta durante 1 dia.
- Coza a couve e esmigalhe a fatia de pão.
- Aloure, numa frigideira com azeite, dois dentes de alho picados, duas folhas de louro e um pouco de sal. Adicione a couve e o pão esmigalhado.
- Abra o peito de frango, coloque o recheio, enrole e prenda com palitos.
- Coloque, num pirex, o peito de frango recheado e regue com a marinada. Leve ao forno durante 45 minutos.

Para além de apetitosa, de fácil preparação e confeção o que mais consegue dizer sobre esta receita? Parece-lhe calórica? 

Pois bem, esta receita é muito pouco calórica, ora veja,

944 Kcal
107,6g proteína
26,6g gordura
52,1g hidratos de carbono
10,4g fibra alimentar

Vá, de que está à espera, ponha mãos à obra!

Um bom almoço!

A Vossa Linda Dietista,






sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Micro-ondas elimina nutrientes dos alimentos: mito ou realidade?

Segundo o Agregador o Meu Bem Estar esta afirmação não passa de um mito. A verdade é que cozinhar no microondas, normalmente, aumenta o valor nutricional dos alimentos devido às poucas perdas de nutrientes!

Cozinhar no micro-ondas é uma das melhores formas de preservar os nutrientes dos alimentos, especialmente os micronutrientes, vitaminas e minerais. Para aqueles que estão interessados em obter a maior quantidade possível de nutrientes dos seus alimentos, este eletrodoméstico apresenta-se como uma das opções mais segura!

Se assim é, como se justifica a existência deste mito?

É fácil...

A não utilização de recipientes próprios pode causar danos à nossa saúde, por exemplo, se não se utilizar o tipo de plástico adequado ao eletrodoméstico, alguns produtos tóxicos podem ser absorvidos pela comida! 

Esta justificação é suficiente pois, muitas pessoas, utilizam-na transversalmente! 

A melhor forma de potenciar e/ou preservar os nutrientes é utilizar pouca água para o cozimento e expor o alimento o menor tempo possível ao calor, ou seja, optar por um cozimento rápido!

Assim,

Se cozer espinafres recorrendo ao fogão, estes perderão cerca de 70% do seu ácido fólico enquanto que, se cozinhados no microondas e com pouca água preservarão quase todo o seu ácido fólico!
O mesmo se verifica com o tomate e a cenoura, pois o seu cozimento no microondas, fará com que os carotenóides sejam mais facilmente absorvidos pelo nosso organismo! E, em alguns casos, também se verifica menor produção de Nitrosaminas, um composto cancerígeno que se origina aquando da fritura, no caso do toucinho, por exemplo.

O segredo é simples:

Acondicione o alimento no recipiente próprio, utilize pouca água e exponha-o ao calor o mínimo de tempo possível! 

Também pode utilizar este eletrodoméstico para a descongelação de alimentos, no entanto, deve descongelar, cozinhar e consumir de imediato! Caso esta sequência não se verifique e os alimentos estejam muito tempo descongelados pode verificar-se o crescimento de bactérias devido ao aumento de temperatura.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2014/02/06/micro-ondas-elimina-nutrientes-dos-alimentos-mito-ou-realidade/


A vossa Linda Dietista,