De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, fevereiro 25, 2014

O café e a Nutrição!

Segundo um grupo de investigadores da Universidade de Birmingham o café é tão hidratante quanto a água e, ingerido de manhã ainda proporciona um melhor efeito, pois as suas propriedades diuréticas são superiores às das água!

Fonte: http://visao.sapo.pt/sera-o-cafe-tao-hidratante-quanto-a-agua=f770869

Assim sendo, vamos lá conhecer um pouco mais esta bebida!

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo Mundo e, apareceu pela primeira vez na Etiópia no ano 850.

Na sua composição encontramos cafeína, compostos fenólicos, Vitamina B3 e substâncias antioxidantes. Estas últimas oferecem proteção contra as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Certamente que já se questionou porque é que não passa sem um café...

Pois bem, algumas pessoas criam dependência do café, uma vez que, encontram na cafeína a aliada que procuram para se manterem alerta. Se por algum motivo diminuírem ou pararem com a ingestão desta bebida é comum que apareçam sintomas como dores de cabeças e estados depressivos o que leva, de novo, à retoma do hábito, do vício! Este é o motivo pelo qual se diz que a cafeína pode causar dependência física e psicológica!
No entanto, pode dizer-se que o efeito da cafeína no organismo humano está dependente de três factores - a pessoa em questão, a quantidade de café e a qualidade do mesmo! Por isso mesmo existem pessoas que consomem quantidades "industriais" de café e não relatam qualquer sintoma e outras com pequenas doses relatam de imediato efeitos estimulantes!

No caso dos atletas, esta bebida, contribui para um desempenho mais eficaz durante o esforço, aumentado assim o rendimento físico e diminuindo, consequentemente, a fadiga muscular!

No que toca a vantagens, podem enumerar-se várias, nomeadamente:

- Efeito lipolítico;
- Diminuição da infertilidade masculina;
- Capacidade de combate à doença de Parkinson - a cafeína é um alcalóide;
- Prevenção do Alzheimer - a cafeína reduz a produção de beta-amilóide, proteína responsável pelo aparecimento da doença;
- Proteção contra vários tipos de cancro - boca, bexiga, faringe, endométrio...
- Prevenção de problemas cardíacos (desde que em doses moderadas);
- Melhoria do estado de humor;

No entanto, nem tudo são vantagens e, como qualquer outra bebida o seu consumo excessivo também pode acarretar algumas consequências, nomeadamente:

- Dependência;
- Taquicardia e ansiedade quando consumido em doses excessivas;
- Irritação da mucosa gástrica;
- Oscilações da glicose no sangue;
- Agravamento dos sintomas associados à menstruação e menopausa;
- Insónias se consumido em doses excessivas;
- Redução da absorção de cálcio pelo organismo;

Afinal o que são quantidades excessivas?

Assume-se como quantidade excessiva um valor superior a 300mg de cafeína por dia! O que equivale, aproximadamente, a 2 cafés expressos compridos e 3 curtos! Não esqueça que existem outros alimentos e/ou bebidas que também contêm cafeína.

Respeitando esta quantidade o café é uma bebida perfeitamente saudável. O que não é saudável é a quantidade de açúcar que é adicionada. Se em cada café que toma adiciona 1 pacote de açúcar com 6-8g, ao fim de 3 cafés ingeriu uma média de 18-24g de açúcar. Agora, acrescente a esta quantidade de açúcar aquele que está presente nos alimentos que ingere diariamente e, facilmente perceberá, que diariamente ingere uma quantidade excessiva de açúcar, superior à dose diária recomendada, que se encontra entre as 50-75g.
A solução passa por, aos poucos, diminuir a quantidade de açúcar adicionado ou substituir o açúcar por adoçante.

A Vossa Linda Dietista,






Sem comentários:

Enviar um comentário