De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Iogurte reduz risco de diabetes tipo 2

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, desenvolveu um estudo ao longo de 11 anos, onde puderam contar com a participação de 4255 indivíduos, dos quais 753 desenvolveram diabetes durante o período de acompanhamento e 3502 permaneceram saudáveis. 

O estudo não apurou qualquer conclusão, isto é, o consumo total de lácteos, com elevado ou baixo teor de gordura, não mostrou nenhuma associação com o aparecimento da diabetes, mesmo com a inclusão de fatores como o estilo de vida, educação, obesidade, hábitos alimentares e total de calorias ingeridas.

Contudo, foi possível constatar que, indivíduos que consumiam doses elevadas de produtos lácteos fermentados e com baixo teor de gordura, apresentavam, relativamente aos não consumidores, um risco 24% menor de desenvolver diabetes ao longo do período de acompanhamento, 11 anos. Após este resultado os investigadores analisaram separadamente cada produto lácteo fermentado e com baixo teor de gordura e, constataram que o iogurte estava associado a um risco 28% menor de desenvolver diabetes. Esta redução observou-se em indivíduos que ingeriam, em média, 4 iogurtes e meio por semana!

Apesar de mais estudos serem necessários para comprovar estes valores e conclusões, é reconfortante saber que estes produtos podem ser benéficos graças aos seus constituintes, principalmente quando se estimam cerca de 382 milhões de portadores de Diabetes!

O iogurte enquadra-se no grupo dos laticínios e, como qualquer outro membro desse grupo, é um alimento rico em proteína, vitaminas, especialmente a D, e minerais, nomeadamente o cálcio e o magnésio. Contudo, estes alimentos também são fonte de gorduras, especialmente gordura saturada a qual deve ser consumida com muita moderação, assim, é aconselhável, a escolha de produtos lácteos com baixo teor de gordura!

Lembre-se que pode obter inúmeras conjugações saudáveis utilizando 1 simples iogurte magro e, de preferência, sem pedaços, ora veja!

- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1 pão de mistura + 2 fatias de fiambre de aves
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 10 nozes e/ou amêndoas 
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1/2 maçã ou pêra ou kiwi + 2 colheres de sopa de cereais integrais
Ou
- 1 iogurte magro e sem pedaços + 1 colher de sopa de sementes de linhaça + 1 colher de sopa de sementes de chia + 4 morangos

Entre muitas outras outras opções...


Fonte: http://www.stonehearthnewsletters.com/yogurt-reduces-type-2-diabetes-risk/diabetes/?goback=%2Egde_5174729_member_5838466593817919488

A Vossa Linda Dietista,



Sem comentários:

Enviar um comentário