De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Colesterol "bom" pode tornar-se "mau"...

Assim se intitula um recente estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores em Ohio.

O conhecimento, até então, sobre este colesterol "bom" apontava os seus benefícios em detrimento do colesterol "mau", nomeadamente a "não" deposição nas paredes das artérias. Assim, somos diariamente bombardeados com inúmeras recomendações alimentares sobre o mesmo - Aumente o consumo de peixes gordos//Evite as carnes vermelhas// Evite os fritos// Evite molhos, gorduras e açúcar//... - No entanto, a história deste colesterol "bom" aparenta, segundo os investigadores, ser uma história bem mais complexa.

Segundo esta equipa, em certas condições, a lipoproteína de alta densidade (HDL, na sigla em inglês) ou colesterol bom age de uma forma bem diferente nas paredes das artérias, podendo tornar-se disfuncional e contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Contudo, esta informação não deve mudar a ideia de alimentação saudável! Deve sim, ser utilizada no desenvolvimento de fármacos e de novos testes para o HDL anormal.

A sua alimentação em nada deve ser alterada e, as inúmeras recomendações alimentares, muito menos.

Fonte:

http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/29-01-14/colesterol-bom-pode-tornar-se-mau-e-entupir-arterias


A Vossa Linda Dietista

quinta-feira, janeiro 09, 2014

G de gengibre

O gengibre define-se como vivaz, muito sensível às temperaturas baixas, aromático, picante e pungente. Pertence à família das Gengibráceas e é oriundo da Ásia Tropical.

Apresenta uma elegante folhagem e cachos de flores maravilhosos contudo, o gengibre, é apreciado pela sua raiz fibrosa.

Exige locais frescos e secos. No frigorífico deve acondicioná-lo na prateleira e não na gaveta dos legumes - a humidade verificada neste local estraga o gengibre.

Quando fresco, é utilizado em molhos, pratos orientais e saladas. Quando reduzido a pó, é utilizado para aromatizar bebidas, biscoitos, bolos e outros doces, caris, purés de legumes e sopas. 
Se pretender uma prato com um sabor suave, adicione o gengibre no início da confeção, se o seu objetivo for o inverso, então, adicione-o no final da confeção!

Em termos nutricionais, o gengibre apresenta-se como detentor de várias substâncias antioxidantes, que apresentam efeito anti-inflamatório e podem reduzir o risco de vários tipos de cancro. Algumas dessas substâncias não são prejudicadas pelo calor, contudo, em alguns casos, as elevadas temperaturas podem aumentar a atividade antioxidante.
 
Na sua composição encontramos o magnésio, micronutriente que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e para o bom desenvolvimento de ossos e dentes!

Agora que está elucidado sobre o gengibre, nada melhor que...


Bifinhos de Novilho

Ingredientes (4 pessoas): 

- 4 bifes de novilho, 600g 
- 2 alhos franceses, 250g
- 1 pé de aipo
- 1 pedaço de gengibre fresco
- 3 colheres de sopa de sumo de limão
- Azeite q.b.

Modo de preparação e confeção:

Limpe, lave e corte, às rodelas, a parte branca do alho francês; limpe, lave e pique o aipo.
- Corte os bifes de novilho em bifinhos de menor tamanho e disponha-os num pirex, espalhando, por cima, os legumes preparados.  
- Leve ao forno durante 20 minutos e sirva de imediato regando com um fio de azeite, o sumo de limão e com o gengibre descascado e ralado.

Valor Nutricional:

- 834 Kcal
- 130g Proteína
- 30g Gordura
- 7g Hidratos de Carbono
- 6g Fibra Alimentar

Bom apetite


A Vossa Linda Dietista