De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, novembro 28, 2013

Já cheira a Natal

Aproxima-se uma das épocas mas festivas e mais importantes do calendário! E, com ela, também aparecem todos aqueles pratos típicos, apetitosos e, na maioria das vezes, calóricos, capazes de arruinar qualquer dieta!
Contudo, nem sempre as iguarias têm de ser calóricas ou confeccionadas do modo mais simples -cozedura-!

Assim sendo, vou deixar-lhe duas dicas para preparar uma das iguarias da mesa de Natal, o polvo. Eu sei que, de todas as iguarias, o polvo apresenta-se como a opção mais saudável, pois é apenas cozido, sem a adição de qualquer molho ou gordura, no entanto, poderá confecioná-lo de outras formas e, sem aumentar significativamente o seu valor calórico, deste modo, ficará mais apetecível e não se sentirá tentada (o) a petiscar outras iguarias muito mais calóricas!

Primeira sugestão:

Polvo na panela 

Ingredientes:

- 1 polvo, 1kg
- 1 cebola, 60g
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 200ml de vinho tinto
- 1 colher de café de colorau
- 1 malagueta, 10g
- 1 colher de sopa de salsa picada
- Sal q.b.

Modo de preparação e confeção:

- Coza, na panela de pressão, o polvo durante 20 minutos. 
- Depois de cozido retire-o da panela e corte-o em pedaços. Reserve-o.
- Pique a cebola e os alhos e refogue-os em azeite. Adicione o polvo, mexa e junte o vinho. Acrescente o colorau e a malagueta, mexa bem e deixe cozinhar durante 10 minutos.
- Passados os 10 minutos, retifique o tempero e sirva, polvilhando com a salsa picada.


Segunda sugestão:

Polvo assado

Ingredientes:

- 1 polvo, 1kg
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 cebolas, 120g
- 1 pimento vermelho, 80g
- 1 pimento verde, 80g
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de cebolinho
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação e confeção:

- Coloque o polvo numa panela de pressão, cubra-o com água e leve ao lume, deixando cozer durante 15 a 20 minutos.
- Depois de cozido retire-o e corte-o em pedaços. Disponha-os num pirex, regue com azeite e tempere com sal e pimenta.
- Corte as cebolas com a casca e os pimentos em pedaços. Disponha ambos em volta do polvo, tal como os dentes de alho. 
- Leve ao forno e deixe cozinhar durante 10 a 15 minutos.
- Retire e sirva decorando com cebolinho.

Nota: Ambas as receitas foram concebidas para 4-6 pessoas, o rendimento dependerá da qualidade do polvo que, como sabe, pode diminuir até metade do seu tamanho durante a cozedura!

Como vê, a sua mesa de Natal, poderá contar com uma bela e saudável receita de polvo! 

Em termos nutricionais, o polvo é considerado um alimento altamente nutritivo, pois é fonte de vitaminas A e B e, possui um baixo teor de gordura e colesterol. Fornece, por cada 100g, 73 Kcal, 15,6g de proteína, 1,2g de gordura, 0g de hidratos de carbono e 64mg de colesterol.

Comece já a preparar a lista de compras!

L
 
A Vossa Linda Dietista

terça-feira, novembro 26, 2013

O que posso comer para combater o frio?

As temperaturas começam a descer e aquele vento matinal gelado começa a "furar" por entre aquela pontinha de roupa mais solta e "puuuuuuuum" temos um arrepio que dura segundos infinitos e não há maneira de o travar! Será?

É certo que travá-lo será complicado contudo, poderemos sempre encontrar em alguns alimentos algum conforto! Por exemplo:

- Chás e infusões - a melhor e mais rápida opção, desde que sem adição de açúcar! Fáceis de preparar, agradáveis e bem reconfortantes! Sente-se, muitas vezes, uma pequena saciedade com a ingestão destes líquidos o que se deve ao facto de o mesmo ser quente e provocar uma sensação de bem-estar no nosso estômago!
Note que, chá e infusão são bebidas diferentes, embora comumente confundidas e denominadas por "chá". Assim sendo, o chá deriva da cozedura de uma única planta -camellia sinensis- e, desta planta, obtém-se os vários tipos de chá - branco, preto, verde, etc.. A infusão, por sua vez, não tem qualquer adição de chá, e pode ser o resultado de folhas ou raízes de plantas, flores, cascas de frutas, etc.

- Sopas - mistura de legumes muito apreciada nestes dias de frio rigoroso! Pode e deve iniciar as suas refeições principais - almoço e jantar- com este alimento! Opte pelos seus legumes preferidos, evite a utilização da batata e prefira o azeite - adicione-o depois de desligar o "lume" à panela. A sopa surge como uma "forma prazerosa" de comer legumes e, ainda ajuda a hidratar, dada a riqueza em água!

Nota: as temperaturas baixas disfarçam a sensação de sede, por isso, necessita, mais que nunca, manter-se hidratado e tanto a sopa como os chás e infusões são opções viáveis e bem reconfortantes!

- Substitua as saladas frias pelos legumes cozidos, a vapor ou salteados - inove um pouco os seus cozinhados - nos salteados dê preferência ao azeite! Os legumes devem ocupar, pelo menos, metade do seu prato!

- Retire os alimentos do frio algum tempo antes de os consumir, assim, quando fizer uso deles estarão com uma temperatura um pouco mais agradável!

- Não utilize o frio como desculpa para abusar nos produtos de elevada densidade calórica, por exemplo, o facto de adicionar mel ao leite quente não vai melhorar, em nada, a temperatura corporal, antes pelo contrário, poderá prejudicar o seu peso! Não adicione mel, açúcar ou outros produtos nas suas bebidas, essa adição não lhe trará mais conforto apenas mais calorias!

Não se esqueça que pode fazer tudo isto "embrulhada/o" numa manta e com um aquecedor aos pés! Mas, não pare completamente, não se refugie em casa, o inverno traz consigo o frio e muitas vezes alguns quilos extra, por isso, mantenha-se sempre ativo! Pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física diariamente - subir e descer as escadas também conta e, pode sempre fazê-lo durante 30 minutos-!

Espero que encontre nestes pequenos conselhos o conforto e aconchego que a todo o custo procura!

A Vossa Linda Dietista

domingo, novembro 03, 2013

A de Açafrão

O que é?

É uma planta herbácea bulbosa, que atinge 30 a 70 cm de altura e floresce de Setembro a Outubro. Possui flores violeta-avermelhadas e um estilete amarelo que se divide em três.
De perfume e gostos delicados e bem característicos, o açafrão, funciona como um corante eficiente.

Como se conserva?

Depois de colhidas as flores, os estigmas são cuidadosamente colhidos à mão, um por um, e desidratados no mesmo dia, através da exposição ao calor.
Trata-se de uma especiaria bastante dispendiosa, pois para obter 1 kg de açafrão são necessários 600 mil estigmas.

Combina com...

Receitas de arroz, guisados de peixe, marisco e sopas. Também é utilizado na confeção de pratos orientais e em certos pães e bolos. Em Espanha, não se dispensa este condimento - lembre-se do papel importantíssimo desempenhado na paella valenciana. O seu paladar é ardente, intenso e penetrante pelo que, basta uma pitada para aromatizar e colorir uma receita!

A vossa Dietista recomenda:

Pato com açafrão

Ingredientes:

- 600g de pato
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- 50ml de vinho branco
- 1 colher de café de açafrão 
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação e confeção:

- Corte o pato em pedaços e tempere-o com sal e pimenta.
- Faça um refogado com a cebola picada e o azeite. Adicione o pato e deixe corar. Regue com o vinho, misture o açafrão e água suficiente. Tape e deixe cozinhar durante 30 a 40 minutos.
- Sirva bem quente.

Sugestão:

- Acompanhe com feijão verde salteado!


Falando de Nutrição...

Boa fonte de ferro e managnésio! Tem também, na sua composição, quantidades apreciáveis de vitamina B6, fibras e potássio!

Sabia que....

Como fármacos, o açafrão está indicado para regular as funções menstruais e na dosagem de pílulas abortivas.

Para saber um pouco mais...

http://foodfacts.mercola.com/saffron.html