De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quarta-feira, outubro 31, 2012

Para os mais gulosos!

50% do valor energético de uma dieta deve ser proveniente dos Hidratos de Carbono, e destes, 10 a 15% devem ser provenientes da ingestão de açúcares.

Durante os períodos de guerra no século XX, a escassez do açúcar promoveu o aparecimento dos adoçantes, que rapidamente o foram substituindo!

Uma vez que não existem evidências científicas de benefícios diretos à saúde do homem, os adoçantes são considerados aditivos alimentares e não medicamentos.

O adoçante ideal deveria ser incolor, inodoro, conferir sabor doce agradável, ter baixo teor calórico, baixo custo de produção, de fácil solubilidades, ter estabilidade química e térmica, entre outros.

Tal substância ainda não foi encontrada, contudo, hoje em dia, já existe uma vasta gama de adoçantes!

Podemos dividi-los em Nutritivos e Não Nutritivos, assim sendo, os nutritivos são aqueles que contribuem com calorias para a dieta.

Assim sendo do lado dos Nutritivos temos:

- sacarose (fornece 4 Kcal/g)
- frutose (encontrado nas frutas e no mel previne a hipoglicémia durante a atividade física, fornece 4 Kcal/g)
- glicose (não deve ser utilizado no fabrico de produtos destinados a diabéticos, fornece 4 Kcal/g)
- lactose (é o açúcar predominante no leite, fornece 4 Kcal/g)
- polióis (são os chamados açúcares alcoólicos , substituem a sacarose por serem menos calóricos que esta, fornecem entre 1,6 e 2,6 Kcal/g. Quando utilizados em doses maiores que as recomendadas, podem provocar diarreia.)

Do lado dos Não Nutritivos encontramos:

- Sacarina (adoça 300 vezes mais que a sacarose, a dose diária recomendada é 5mg/kg/dia)
- Ciclamato (é apenas 30 vezes mais doce que a sacarose, é o que possui poder adoçante mais baixo quando comparado com os restantes não nutritivos. A dose recomendada é de 11mg/kg/dia)
- Aspartame (perde o seu poder adoçante quando é aquecido. Fornece 4 Kcal/g e como o seu poder é 200 vezes maior que o da sacarose, as quantidades utilizadas tornam irrelevante a sua contribuição calórica para a dieta)
- Acesulfame-K (não é metabolizado pelo organismo, pelo que, não fornece energia, a dose máxima recomendada é de 9mg/kg/dia)
- Esteviosídeo (é termolábil e não é metabolizado pelo organismo, a dose máxima recomendada é 5,5mg/kg/dia)
- Sucralose (possui poder adoçante 600 vezes maior que o da sacarose e a dose máxima recomendada é de 15mg/kg/dia)
- Alitame (uma dose de 100mg/kg/dia não causa efeitos adversos, é bem absorvido e a sua contribuição calórica é insignificante, em torno de 1,4 Kcal/g)
- Neotame (possui poder adoçante aproximadamente 7000 a 13000 vezes maior do que a sacarose, a dose máxima recomendada é de 18mg/dia e para crianças dos 2 aos 5 anos é de 0,17mg/kg/dia)

A falta de informação adequada no rótulo dos produtos dificulta a identificação da quantidade de adoçante consumida.

Dada a falta de estudos conclusivos sobre os efeitos a longo prazo, o uso de adoçantes na alimentação deve ser bem controlado.

Espero, brevemente, poder falar individualmente sobre cada um!

A vossa Linda dietista,



Sem comentários:

Enviar um comentário