De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, novembro 03, 2012

O pão engorda?

A maioria das pessoas evita comer pão, por pensar que faz engordar. Mas é um completo disparate. O que engorda (mais) são os alimentos ingeridos com o pão - as compotas, o queijo, os enchidos, a manteiga, o fiambre, entre outros.E porquê? Porque na maioria das vezes não são quantificadas tal como deviam, ou é a fatia que tem 5cm de altura, ou a colher a transbordar de compota, ou mesmo as misturas tão comuns de queijo, fiambre e manteiga!

Outro disparate completo é a substituição do pão por pão torrado ou tostas. Quando se torra o pão apenas se diminui o teor de água, tudo o resto se mantém pelo que, a ideia de que estas opções são menos calóricas não passa de um mito.

O pão fornece hidratos de carbono complexos (anteriormente denominados de absorção lenta), que são uma importante fonte de energia, e é também rico em vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Sendo o pão um alimento integrante do maior grupo da roda dos alimentos, é óbvio que é desse grupo que deve obter a maior parte dos nutrientes para uma dieta alimentar equilibrada. Transformar este grupo no mais pequeno é um completo disparate e uma enorme agressão para a sua saúde e bem estar. 

A celulose, um dos nutrientes presentes no pão, regula a velocidade das fezes ao longo do cólon e absorção de água e de colesterol. Contribui também para a prevenção de inúmeras doenças: obstipação, hérnia do hiato, doença de Crohn, aterosclerose, doenças cardiovasculares, cancro do cólon, cancro do reto, entre outras.

Qualquer dieta de emagrecimento deve contemplar pão (preferencialmente de mistura) bem como os restantes componentes do grupo em que o pão se insere. O segredo é a quantidade e o sucesso de qualquer dieta de emagrecimento é nada mais nada menos que "conta, peso e medida".


Posto isto, deixe-se de invenções e consulte a sua Linda Dietista!

Link






Sem comentários:

Enviar um comentário