De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, fevereiro 21, 2015

Lombos de salmão com molho de laranja

Como já devem ter reparado sou uma grande fã do salmão. Este peixinho rico em ómega 3 combina com todos os legumes e molhos e se não combinar arranjo forma para que a combinação seja perfeita. 
Sabiam que o segredo para uma alimentação saudável é a imaginação? Se não houver um pouco de imaginação, acabarão por elaborar sempre as mesmas receitas e numa curto espaço de tempo fartar-se-ão da posta de peixe e/ou bife grelhado com legumes cozidos!
Assim sendo, é minha função, a partir de ontem, fornecer-vos uma receita saudável todos os sábados e, vamos apelidar esta função de #sábadoreceitasaudável. Vamos divertir-nos muito, não acham?

Ontem, sábado, foi dia de lombos de salmão grelhados com molho de laranja e mel.

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes:

- 2 lombos de salmão
- Sumo de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de mel (rasa)
- 1 colher de sobremesa de farinha
- 50ml de água 
- Sal, pimenta , alho picado e azeite q.b
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 500g de feijão verde

Modo de preparação e confeção:

- Comece por temperar os lombos de salmão com pimenta preta, alho picado e sal e deixe marinar cerca de 15 a 20 minutos.
- Arranje o feijão verde e leve-o a cozer em água a ferver temperada de sal.
- Unte um grelhador com um pouco de azeite (utilize um guardanapo embebido em azeite) e grelhe os lombos de salmão.
- Entretanto, numa frigideira, coloque o sumo de laranja e o mel. Dissolva a farinha nos 50ml de água e adicione na frigideira. Mexa e deixe cozinhar até engrossar.
- Coloque, num prato, o feijão verde e,  por cima, o lombo de salmão e regue com o molho confeccionado. Polvilhe com salsa picada.

Depois de dadas as instruções só me resta desejar-vos um bom apetite!

A Vossa Linda Dietista!


domingo, fevereiro 15, 2015

Corações de Salmão

Nunca uma data especial deve ser motivo para escolhas menos saudáveis e, tal como prometido, aqui vos deixo a receita do meu jantar romântico de São Valentim!

Corações de Salmão 

Rendimento: 2 porções
Duração média: 45 minutos

Ingredientes:

- 250g de lombo de salmão picado
- 125g batata 
- 3 courgettes médias
- 1 ovo
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de orégãos 
- Sal e pimenta preta.

Modo de preparação e confeção:

- Pré aqueça o forno a 180 graus.
- Descasque, corte aos cubos e leve a cozer as batatas e as courgettes. Assim que estiverem cozidas, desfaça-as em puré com a ajuda de um garfo.
- Adicione o salmão picado, os dentes de alho, a salsa, os orégãos e o ovo à mistura anterior. Mexa até obter uma mistura quase homogênea.
- Tempere com sal e pimenta preta.
- Molde a mistura em pequenas formas de coração (ou a forma que desejar) e leve ao forno não mais de 25 minutos.
- Acompanhe com uma salada mista temperada com molho vinagrete.

Dica da Dietista:

- Quando colocar a courgette e a batata a cozer coloque, por cima, uma taça com o salmão picado de modo a que cozinhe, ao vapor, um pouco.

Com sugestões como esta, quem precisa de se deslocar a um restaurante?

A Vossa Linda Dietista



quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Os cereais de pequeno-almoço

Quem é que não vende o saudável pequeno-almoço só para desfrutar de 10 minutos extra na cama?

Concretizada a venda, depara-se com o típico pequeno-almoço composto por leite e cereais. Esta escolha pode não ser completamente errada mas, na maioria das vezes, é. 

Escolher os cereais de pequeno-almoço é um pouco mais trabalhoso do que escolher o pão ou os iogurtes. Esta escolha implica uma análise dos rótulos e uma comparação entre as diferentes marcas pois, só assim evitará começar o dia com pequenas bombas calóricas.

Assim sendo, deixo-lhe algumas dicas para a escolha dos seus cereais.

Procure aqueles que, por porção, apresentem, pelo menos, 3g de fibra, menos de 200mg de sódio e não mais de 8g de açúcar. 

Poderá, de imediato, eliminar cereais com frutas adicionadas, chocolate e frutos secos, pois são sinónimo de calorias extra.


Consulte a lista de ingredientes: verifique se há adição de açúcar e procure mel, açúcar, xarope de glucose ou extrato de malte de cevada. Sabia que, uma grande parte do açúcar presente nos cereais de pequeno-almoço é dispensável por se tratar de açúcar adicionado? Saiba que, será muito mais saudável adicionar fruta fresca ou uma pequena porção de frutos secos (5-10 unidades)?

Lembre-se que a análise realizada é por porção pelo que, a quantidade a ingerir será a recomendada pela marca e não à descrição. Habitualmente a porção recomendada é de 30 ou 45 gramas, o equivalente a 3-4 colheres de sopa mas, esta recomendação pode variar entre marcas.

Dica da Dietista:

Procure não ser um escravo dos cereais de pequeno-almoço! Por pouco açúcar que contenham não devem ser a escolha número 1 para o seu pequeno almoço. Tente limitar o seu consumo! 
Faça combinações como:

-3 colheres de sopa de cereais + 150ml de leite magro + 8 morangos

Ou

- 3 colheres de sopa de cereais + 1 iogurte magro + 1 colher de sobremesa de sementes de chia/linhaça/sésamo

Nos restantes dia combine,

- 1 pão de mistura + 2 fatias de queijo fresco magro + 1 chávena de chá (sem açúcar) + 1 kiwi

Ou

- 1 pão de sementes + 2 fatias de fiambre de aves + 1 iogurte magro

Ou

- 1 fatia de pão escuro torrada +1 colher de chá de manteiga magra + 1 chávena de café com leite Magro (sem açúcar)

Ou

- 1 ovo mexido + 1 fatia de pão de mistura torrada + 2 fatias de fimabre de aves grelhado + sumo de uma laranja


A Vossa Linda Dietista!



segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Chá verde Vs. emagrecimento

Um estudo recente (http://www.medicalnewstoday.com/releases/289126.php?tw) publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, mostra a relação entre o consumo de extrato de chá verde descafeinado e a perda de peso quando praticada alguma atividade física.

Tal como os autores referem, estudos com mais participantes são necessários e talvez uma maior diversidade de idades seja necessária. Pois todos sabemos que um corpo de 21 anos é completamente diferente de um corpo de 51 anos, por exemplo.
Outro fator não menos importante é o tipo de atividade física a praticar... Será uma caminhada de 45 minutos suficiente? Acredito, que a dita redução de gordura corporal de 1,63% não se verifique se a atividade física em questão for uma caminhada...

Quanto a questões de saúde... Será saudável a ingestão diária (pelo menos durante o processo de emagrecimento) de 6 a 7 chávenas de chá verde por dia? Qualquer pessoa poderá assumir esta dose como saudável? 
Hum... E quanto aos portadores de patologias da tiróide cujo consumo de chá verde pode influenciar a absorção dos respetivos fármacos...

Na minha opinião o estudo carece de detalhes. Os participantes tinham problemas com o peso? Problemas de saúde? Antes do estudo, era fisicamente ativos? A alimentação era baseada em que? Alguma medicação relevante? Escolheu-se a idade média de 21 anos para potenciar os resultados?

Talvez a melhor solução para o emagrecimento continue a ser uma alimentação saudável aliada à prática de exercício físico, não acham?

A Vossa Linda Dietista!