De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Chá verde Vs. emagrecimento

Um estudo recente (http://www.medicalnewstoday.com/releases/289126.php?tw) publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, mostra a relação entre o consumo de extrato de chá verde descafeinado e a perda de peso quando praticada alguma atividade física.

Tal como os autores referem, estudos com mais participantes são necessários e talvez uma maior diversidade de idades seja necessária. Pois todos sabemos que um corpo de 21 anos é completamente diferente de um corpo de 51 anos, por exemplo.
Outro fator não menos importante é o tipo de atividade física a praticar... Será uma caminhada de 45 minutos suficiente? Acredito, que a dita redução de gordura corporal de 1,63% não se verifique se a atividade física em questão for uma caminhada...

Quanto a questões de saúde... Será saudável a ingestão diária (pelo menos durante o processo de emagrecimento) de 6 a 7 chávenas de chá verde por dia? Qualquer pessoa poderá assumir esta dose como saudável? 
Hum... E quanto aos portadores de patologias da tiróide cujo consumo de chá verde pode influenciar a absorção dos respetivos fármacos...

Na minha opinião o estudo carece de detalhes. Os participantes tinham problemas com o peso? Problemas de saúde? Antes do estudo, era fisicamente ativos? A alimentação era baseada em que? Alguma medicação relevante? Escolheu-se a idade média de 21 anos para potenciar os resultados?

Talvez a melhor solução para o emagrecimento continue a ser uma alimentação saudável aliada à prática de exercício físico, não acham?

A Vossa Linda Dietista!


Sem comentários:

Enviar um comentário