De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, setembro 20, 2015

#RefeiçãoSaudável 03

Alguém disse que uma refeição saudável é monótona? Alguém disse que uma refeição saudável não pode incluir uma sobremesa doce, com chocolate e nutricionalmente equilibrada?
Não, uma refeição saudável não tem de ser monótona. Só o assim é se vocês quiserem! Sim, uma refeição saudável pode incluir uma sobremesa doce, com chocolate e nutricionalmente equilibrada!

Posto isto, deixem-me enquadrar-vos um pouco na história desta receita..

Isto tudo surgiu de uma ida fracassada a um festival de chocolate que tinha de tudo menos chocolate, valeram-lhe os tão típicos crepes com nutella e um stand do Marks&Spencer a vender gomas, bolachas sortidas e alguns, poucos, bombons de chocolate! 
Assim, de modo a satisfazer o desejo por chocolate surgiu esta deliciosa receita!

Cupcakes de cacau com amêndoa 

Rendimento: 5 cupcakes (diferentes tamanhos)

Ingredientes:

1 ovo; 50 gramas de farinha integral; 30 gramas de açúcar; 30ml de leite magro; 20ml de óleo; 25 gramas de cacau amargo; 1 colher de chá de fermento; 5 amêndoas tostadas finamente picadas.

Modo de preparação e confeção:

Bata o ovo e misture o açúcar. Adicione o óleo, o leite e vá mexendo sempre. De seguida junte a farinha e mexa bem. Adicione o cacau amargo e mexa até formar uma mistura homogénea. No final, junte o fermento e as amêndoas e envolva bem na massa.
Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal, disponha as formas e verta pequenas porções em cada uma das formas. Leve ao forno pré-aquecido durante 10 a 15 minutos.

Valor Nutricional Total: 

714 Kcal; 21,3g Proteína; 39,7g Gordura; 8,2g Gordura Saturada; 67,3g Hidratos de Carbono; 33g Açúcar; 9g Fibra Alimentar

Em média, cada cupcake apresenta cerca de 140 Kcal. Claro que este valor calórico poderia ser reduzido se o açúcar fosse substituído por adoçante, mas certamente que o sabor não seria o mesmo e, no final de contas, quanto mais natural melhor! No entanto, se a sua preocupação é o peso, faça esta substituição e retire as amêndoas também, obterá nada mais nada menos que 107 Kcal por cupcake. 

Cupcakes de Cacau com Amêndoa


Sim, eu também como chocolate e não, não é as escondidas! Sou Dietista de profissão e paixão e sim, se me apetecer também como chocolate e não é por isso que sou menos ou mais Dietista!

A Vossa Linda Dietista!


Sem comentários:

Enviar um comentário