De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, julho 17, 2012

O que são as calorias?

A caloria é a unidade de calor utilizada na Nutrição. Esta unidade de calor mede a energia libertada pela digestão dos alimentos e que é utilizada pelo organismo. Cada nutriente fornece quantidades diferentes de energia (caloria). Quanto maior a variedade de nutrientes presentes num alimento maior será o seu valor nutricional (equilíbrio entre quantidade e qualidade). Deste modo, os alimentos dividem-se por grupos, pelas semelhanças que apresentam, sendo uma delas a concentração de nutrientes.

Cada nutrientes fornece certa quantidade de energia: os hidratos de carbono e as proteínas fornecem 4 calorias por grama enquanto que as gorduras fornecem 9 calorias por grama. O álcool também fornece calorias e vazias, isto é, fornece apenas calorias, sem qualquer nutriente, sendo que cada grama contém cerca de 7 calorias! Por isso atenção ao álcool, pois engorda!

Não adianta fugir, pois todos os alimentos fornecem calorias, claro que uns mais e outros menos, por isso mesmo é que se devem ler os rótulos dos alimentos! Contudo mais importante que as calorias fornecidas por determinado alimento é a quantidade de açúcar e gordura fornecida!

A água não fornece calorias, tal como o chá (sem açúcar), por isso, destes dois, podem abusar!




A vossa Linda Dietista