De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, novembro 16, 2012

D de Dióspiro

Este fruto, típico do Outono apresenta-se- como o Rei da Estação, não só pelos benefícios nutricionais que aporta mas também pelo prazer proporcionado aquando da sua ingestão, principalmente se lhe adicionar canela.

Em termos nutricionais pode dizer-se que é rico em água, tal como a maioria das frutas. Apresenta elevadas quantidades de hidratos de carbono, especialmente açúcares de absorção rápida (frutose). É também rico em carotenos, acima dele só a manga e o damasco (isto ao nível dos frutos frescos). Estes pigmentos têm uma enorme capacidade de proteção contra os radicais livres. Possui também quantidades razoáveis de potássio e de fibra solúvel (pectina), que, no intestino sofre um processo de fermentação e liberta ácidos gordos de cadeia curta, importantes no controlo da glicémia e do colesterol na corrente sanguínea.

A associação destes carotenos com os compostos fenólicos presentes no mesmo fazem do dióspiro um super antioxidante superado apenas pela romã e pela anona. Pode, ainda, aumentar-lhe este poder antioxidante com a adição de canela, outro super antioxidante.

Por cada 100g temos asseguradas:

58 Kcal
0,6 g Proteína
14,8 g Hidratos de Carbono
1,5g Fibra Alimentar
0g de Gordura
0g de Colesterol
1060mg Caroteno
228mg Potássio

Apesar de calórico, não o devemos discriminar, porque se trata de um fruto sazonal e só se encontra na sua mesa por um curto período de tempo, ao contrário das bananas e das uvas que possuem maior quantidade de açúcar e encontram-se disponíveis durante todo o ano. 

Chamo a atenção para os diabéticos, não só com os dióspiros mas também com outras frutas, como é o caso da banana, das uvas e dos figos, já para não falar da fruta em calda; e também para os portadores de insuficiência renal crónica devido ao teor de potássio!

Quando comprar dióspiros opte pelos que apresentem o pedúnculo intacto. Contudo, pode também optar pelos mais verdes e proporcionar o seu amadurecimento em casa, colocando-os junto das bananas.

Aproveite-o, mas com moderação!

A sua Linda Dietista,









Sem comentários:

Enviar um comentário