De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Tudo se resume a...

Com a chegada do sol e dos dias menos frios, aumenta a procura de uma dieta, pois sol é sinónimo de menos roupa e menos roupa é sinónimo de redução de peso.

Fazer dieta não é fácil... É necessária força de vontade, determinação e ambição.

Mentalize-se que melhor que perder peso é ganhar saúde. Não adianta em nada querer ficar "esquelética(o)" se o ganho dessa acção para a saúde for negativo. Assim sendo, não queira tudo de uma só vez, vá reduzindo e analisando o seu bem-estar, no momento em que atingir o equilíbrio entre o peso e o bem-estar está "perfeita(o)".

Qualquer dieta exige uma refeição de 3 em 3 horas, não pense que deixar de comer é a solução. O ideal é comer com frequência e em pequenas quantidades. A meta a atingir com esta recomendação é:

- Evitar a ingestão excessiva nas refeições principais (almoço e jantar), ou seja, com uma simples "merenda" ao meio da manhã, estará a evitar aquela vontade devastadora à hora de almoço, aquela vontade em que apetece ingerir tudo aquilo que não é saudável.

Com sabe dieta é sinónimo de sacrifício e,  quando falo em sacrifício não me refiro àquele em que é necessário deixar de comer mas sim àquele em que é necessário um controlo rigoroso de tudo aquilo que se ingere. Não espere emagrecer se continuar a comer aquilo que lhe apetece, por mais saudável que seja, até porque, tudo o que é em demasia engorda, sendo saudável ou não.

Costumo dizer que "custa" enquanto o organismo não se adapta. Uma vez adaptado, tudo se torna mais simples, pois o próprio recusará excessos alimentares e pedirá alimento por volta da hora que costuma fazer as refeições.

Siga o "esquema" nas refeições principais (almoço e jantar), ou seja, inicie a refeição com um prato de sopa, prossiga com o prato principal e termine com uma peça de fruta. Este conjunto de alimentos substituirá aquele prato típico com "2 bifes e 6 batatas" e dará a mesma satisfação. Siga o meu raciocínio - a função da sopa é "encher" um pouco o estômago, para que no prato não sejam necessárias quantidades exageradas de alimentos; No prato terá as quantidades correctas de carne ou peixe bem como de batata, arroz ou massa e terá ainda uma quantidade apreciável de legumes e/ou salada; No final, ainda terá uma peça de fruta à sua espera- Como pode verificar, este conjunto de alimentos é mais que suficiente para assegurar o seu desempenho até à hora do lanche.

Não siga a dieta de outra pessoa, pois poderá não obter os resultados esperados, uma vez, que cada pessoa tem as suas necessidades, os seus hábitos, os seus vícios e as suas manias, por isso cada qual é como é e não há ninguém com essas características. Por isso, siga a sua dieta sem olhar para a de mais ninguém.

Para melhores resultados alie a dieta à actividade física, verá que a perda de peso será mais rápida e melhor que isso, mais saudável.

Por mais lento que o processo de emagrecimento se mostre não desista, pois os hábitos alimentares saudáveis vão-se enraizando e mais cedo ou mais tarde irá sorrir ao olhar para a balança.

Milagres não faço nem nunca farei, tudo depende de si, portanto não espere que o facto de ter um "papel" que diga quando e o que comer a(o) fará emagrecer!

Faça uma pausa, reflicta sobre os seus hábitos alimentares e agende uma consulta de nutrição, se for comigo, tanto melhor!

Cuide de si e da sua saúde! Você é aquilo que come!

A vossa Linda Dietista,

Sem comentários:

Enviar um comentário