De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Óleos essenciais na culinária, como utilizar?

Os óleos essenciais são flores, ervas frescas, frutas ou especiarias no estado líquido, que intensificam, muito mais, o sabor da sua refeição. No entanto, uma gota a mais altera, por completo, o sabor da refeição, pelo que, nunca deve ultrapassar o número de gotas indicadas na receita.

Não deve utilizar, em caso algum, o óleo essencial no seu estado puro, mas sim diluído numa base xaroposa ou gorda, uma vez que, é muito concentrado.

Num prato quente, pode introduzir o óleo essencial no final da cozedura, salvo indicação em contrário na receita.

É gama de óleos essenciais é bastante variada, pelo que, consegue encontrar a maioria, se não todas, as ervas aromáticas sob a forma de óleo.

Óleo essencial de alecrim - Fornece às suas receitas um ligeiro sabor floral e açucarado. Principalmente utilizado para as carnes de caça, cordeiro, frango, peru  presunto fumado, legumes, como o courgette e o alho, molhos, marinadas, doce de pêssego e várias compotas.

Óleo essencial de laranja - Confere um sabor doce e frutado quando adicionado a uma receita. Recomendado, sobretudo, na preparação de sobremesas doces e bolos.

Óleo essencial de manjericão - "Apimenta" um pouco as suas refeições, sendo principalmente utilizado com o frango, as lulas, nos molhos de tomate e alho, nas saladas de tomate, em queijos (mozzarella, cabra) e em alguns legumes (courgette, tomate e feijão manteiga).

Estes, são apenas um exemplo, uma amostra, de todos os existentes! Existem 1001 combinações possíveis, só precisa de um pouco de imaginação!

Deixo-vos, uma pequena receita, onde podem incorporar, umas gotas de óleo essencial!

Mousse de chocolate com laranja:

Ingredientes (4 pessoas):

- 2 gemas de ovos
- 5 claras de ovos
- 1 colher de sopa de adoçante
- 125 g de chocolate preto de culinária
- 25 g de manteiga magra
- 2 gotas de óleo essencial de laranja

Modo de preparação e confeção:

- Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.
- Misture e mexa bem as gemas de ovos com o açúcar. Bata as claras em castelo.
- Adicione o chocolate derretido às gemas e as claras com o resto do preparado, bem como as 2 gotas de óleo essencial de laranja.
- Leve ao frigorífico durante 2 a 3 horas.

Quer elaborar determinada receita, contudo, não encontra a especiaria que dá o toque à receita, procure um óleo essencial, certamente que o encontrará em qualquer período do ano! É uma ótima opção!

A vossa Linda Dietista,



Podem sempre surpreender com esta apresentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário