De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, janeiro 24, 2013

O seu fígado funciona corretamente?

Encontra-se estrategicamente colocado no nosso corpo e é o chamado órgão filtro e estabilizador dos nossos alimentos, sendo importante manter a sua saúde.

Para manter essa saúde, nada melhor que ficar a conhecer as plantas que podem ajudar a função hepática:

- Cardo-mariano é uma planta hepatoprotetora (protetora do fígado), auxilia a regeneração das células hepáticas e reforça as defesas naturais do fígado. É uma planta interessante para tratar determinadas intoxicações e excessos alimentares (incluindo o álcool) decorrentes de uma festa do dia anterior, por exemplo.

- Rabanete ou rábano negro é uma planta eficaz contra distúrbios digestivos, especialmente a nível hepático. Desintoxica todo o organismo e purifica o fígado.

- Dente-de-leão atua com tónico digestivo (estimula a secreção de saliva, sucos gástricos e bílis)  e hepático (melhora o funcionamento da vesícula biliar e do fígado).
Experimente utilizar as suas folhas na salada (colha as mais jovens), são ricas em vitaminas A, B, C e D, cálcio, potássio e ferro.

- Alcachofra , a planta inimiga do colesterol LDL (colesterol mau). Dada a sua capacidade regeneradora do fígado,  pode ser utilizada em caso de intoxicações, quer por excessos alimentares quer por excesso de medicamentos ou álcool. Contribui ainda para o melhor funcionamento da vesícula biliar por aumentar e fluidificar a bílis, ação que pode auxiliar o tratamento de casos de "vesícula preguiçosa".

Pode utilizar estas plantas sob a forma de chá ou naturalmente e incorporá-las na sua alimentação diária! Nada melhor que manter o fígado desintoxicado, é a garantia de que a digestão e a eliminação de gorduras serão realizadas corretamente!

A combinação destas plantas trabalha em sinergia para uma maior eficácia da função hepática. Contudo, na impossibilidade de as combinar, pelo menos, consuma-as individualmente, é sempre uma mais-valia para o fígado e consequentemente para todo o organismo!

Já não há motivos para ressacas, sejam elas de origem alimentar ou não!

A vossa Linda Dietista


Sem comentários:

Enviar um comentário