De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Vegetais crucíferos

Não estranhe o nome, certamente já se deparou muitas vezes com eles. São eles, a couve, a couve de bruxelas, o repolho, os brócolos, o nabo, a couve flor e o rabanete.


São ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, mas isso, todos nós sabemos. A novidade é que também contêm compostos importantes para a prevenção de várias doenças, nomeadamente o cancro e mais recentemente a leucemia. 


Agora analisemos à lupa. Os brócolos contém vitamina C, niacina, ácido fólico e vitamina A. A couve e o repolho contém mais ferro e cálcio do que qualquer outro vegetal. A couve flor é rica em potássio e vitamina B6. A couve de bruxelas apresenta quantidades significativas de vitamina C, folatos e vitamina E.


Segundo um estudo recente: 


Composto natural encontrado nos brócolos mata células da leucemia




A forma concentrada de um composto chamado sulforafano encontrado nos brócolos e noutros vegetais crucíferos é capaz de reduzir o número de células de leucemia linfoblástica aguda em laboratório, de acordo com investigadores do Baylor College of Medicine, nos EUA, avança o portal Isaúde.


"A leucemia linfoblástica aguda é um tipo de cancro das células brancas do sangue comum em crianças. Há cerca de uma taxa de 80% de cura, mas algumas crianças não respondem ao tratamento. Para esses casos, precisamos de tratamentos alternativos", afirma o cientista Daniel Lacorazza.


A melhor maneira de consumir estes vegetais é na forma crua ou levemente cozidos, isto porque o calor destrói a maior parte das vitaminas e elimina os compostos com ação anti-cancerígena.
Para retirar o máximo proveito, destes vegetais e de todos os outros, deve:
  • Cozê-los em pouca água e durante pouco tempo;
  • Aproveitar a água de cozudura para fazer sopas ou outros cozinhados;
  • Cozê-los ao vapor, sempre que possível;
  • Adicionar pouca gordura quando a opção for salteá-los

Melhore a sua saúde e inclua estes vegetais na sua alimentação diária!





A vossa Linda Dietista