De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, abril 15, 2014

A propósito dos sumos detox...

A chegada da Primavera trás não só as elevadas temperaturas como também uma "vontade louca" de perder peso que, maioritariamente, é levada a cabo sem a ajuda de um profissional credenciado levando a problemas de saúde a curto e longo prazo!

O que temos, então, este ano na moda?

Bem, este ano, a moda gira em torno dos sumos detox e o seu fantástico contributo na perda de peso! Ideias "tontas"!

O que muita gente não sabe é que os sumos detox não tem como finalidade a perda de peso, bem pelo contrário, são desaconselhados e não cumprem os critérios da alimentação saudável que deve ser completa, equilibrada, variada e regrada. Optando, única e exclusivamente, por este tipo de alimentação também estará a por em causa a ingestão de aminoácidos essenciais e ácidos gordos, substâncias indispensáveis para a saúde!

No entanto, os sumos detox também apresentam algumas vantagens:

- Ajudam a colmatar carências de vitaminas e/ou minerais decorrentes de uma alimentação menos cuidada.

- Podem ainda melhorar o funcionamento do intestino uma vez que, são utilizados vegetais e/ou frutas crus não se perdendo nenhum nutriente pois não existe qualquer tipo de confeção!

- Surgem como uma forma de inclusão de frutas e/ou vegetais. Infelizmente, é muito comum, a falta deste tipo de alimentos na alimentação diária, sendo o sumo uma forma de os incluir.

Contudo, a mastigação a que os vegetais e/ou frutas obrigam quando não ingeridos sob a forma de sumo, contribui para o aumento da sensação de saciedade! Não é à toa que uma das recomendações alimentares padrão é, "mastigue muito bem os alimentos"!

Também acontece, muitas vezes, esquecer a água! "Se bebo sumos já não preciso de água, pois faz o mesmo efeito" - ERRADO! O consumo de água é mandatário, independentemente da quantidade de sumos ingerida. Deve beber, no mínimo, 1L de água por dia!

Atenção!

FLave muito bem todos os vegetais e frutas, lembre-se que não vão ser submetidos a qualquer temperatura pelo que, uma adequada lavagem faz todo o sentido!

Cuidado!

Determinadas condições patológicas não aceitam alguns vegetais e/ou frutas pelo que, a ingestão destes sumos, deve ser supervisionada por um profissional de saúde credenciado! 
Lembre-se que, o que é benéfico para a sua vizinha para si pode não ser! Cada organismo é único logo, a alimentação que lhe é recomendada é única e exclusivamente para si!

Sim, os sumos detox podem ser benéficos! Não, os sumos detox não vão ajudar a perder peso!

Perder peso exige muito mais que a toma de um ou mais sumos por dia! Perder peso exige controlo alimentar, rigor, força de vontade e calma! Não é um processo de 3 dias mas sim um processo de meses e, bem feito dura a vida toda!

É impensável fazer qualquer dieta à base de sumos, sejam eles quais forem! O seu organismo precisa de muito mais que isso, precisa ser reeducado e, para isso, nada melhor que uma alimentação equilibrada e regrada, só assim o sucesso é garantido!

Agora pense... Se a sua alimentação for regrada, variada e equilibrada que necessidade terá de um sumo detox? Se não comete excessos ou estes são apenas pontuais, vai desintoxicar o quê?

Desengane-se, soluções milagrosas, não existem!

A Vossa Linda Dietista,




Sem comentários:

Enviar um comentário