De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, fevereiro 23, 2013

A de Aipo

Na antiga Roma era apreciado pelo seu poder afrodisíaco, hoje em dia é bastante falado mas poucos sabem como utilizá-lo.

Apresenta-se como uma ótima fonte de vitaminas e minerais. As vitaminas  C e K são as mais abundantes, tal como o potássio, os folatos, o molibdénio e o manganésio. Também apresenta uma quantidade considerável de fibras.

Ao ingerir aipo está a aumentar a sua resistência às infeções (graças à vitamina C) e a proteger as suas células dos radicais livres. A riqueza em potássio ajuda a regular a tensão arterial bem como a contração muscular e o ritmo cardíaco. A saúde óssea também sai a ganhar pois o cálcio e o fósforo (segundo mineral mais abundante) ajudam a manter os ossos e as articulações forte e saudáveis.

O aipo possui um composto ativo denominado phthalides que é responsável pela diminuição das hormonas do stress, responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos, e intervêm no relaxamento das fibras musculares lisas das artérias, promovendo, desta forma, uma menor pressão do fluxo sanguíneo.

Pode encontrá-lo no supermercado durante todo o ano, contudo, é no Verão que pode desfrutar, ao máximo, das suas propriedades nutricionais. No momento da compra verifique se apresenta folhas verdes brilhantes e sem manchas amarelas ou castanhas. Quanto mais verde foi o aipo maior é a riqueza nutricional. 
Um truque para determinar se está, ou não, fresco é "sentir" o peso ao aipo, quanto mais leve ele estiver mais deteriorado está.

Armazene-o num saco de plástico, no frigorífico, mas não mais de quatro dias pois perderá a maioria das suas qualidades nutricionais. Não o congele, murchará e será impróprio para consumo. Se o aipo começar a murchar, humedeça-o com água fria e coloque-o algumas horas no frigorífico, voltará a ficar brilhante.

Do aipo tudo se pode aproveitar, desde as folhas que condimentam saladas e caldos, às aromáticas sementes, passando pelos talos, depois de limpos dos fios laterais. Na sopa pode utilizá-lo para substituir o nabo, por exemplo. Se, for amante de sumos, utilize o aipo, combina bem com o tomate e com a cenoura.

Falando em números:
100 gramas de aipo fornecem:

- 11 Kcal
- 1,1g proteína
- 0,1g gordura
- 1,5g hidratos de carbono
- 2g fibra alimentar
- 8mg Vitamina C
- 299mg potássio

Sem dúvida que o aipo pode e deve integrar qualquer plano alimentar de redução ponderal, pois trata-se de um legume, muitíssimo, pobre em calorias e com uma quantidade apreciável de fibras (produz efeito de saciedade).

Dê asas à imaginação, surpreenda-se a si próprio!

A vossa Linda Dietista,






Sem comentários:

Enviar um comentário