De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, maio 16, 2014

Sou hipertenso, e agora?

Hoje, 17 de Maio, celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão. 

Em Portugal, a hipertensão arterial, constitui o maior problema de saúde e apresenta custos elevados, derivados das suas complicações: acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, entre outros.
Para além da sua elevada prevalência, 42%, apresenta também uma taxa de tratamento baixa, 39%, e, apenas 11% dos doentes se encontram controlados.

Designam-se de Hipertensão Arterial todas as situações em que se verifiquem valores de tensão arterial aumentados. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140mmHg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90mmHg.

Como em qualquer patologia, a Hipertensão Arterial, apresenta fatores de risco, nomeadamente: a idade, o género, a etnia, o excesso de peso e a obesidade, o consumo elevado de sal, o consumo de álcool, o sedentarismo, os fatores sócio-econômicos e genéticos. 

O tratamento nutricional visa  incorporar hábitos alimentares saudáveis e permanentes, assim:

Prefira:

- Carnes brancas
- Leite e derivados magros
- Alimentos ricos em potássio - produtos integrais, batata, espinafres, brócolos, alface, cogumelos, nozes, frutos secos, banana e peixe. O potássio provoca um aumento da eliminação da água que provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial.
- As ervas aromáticas e/ou especiarias em detrimento do sal.
- Peixes gordos - arenque, atum, cavala, salmão e sardinha.
- Pão e derivados sem sal ou integrais.
- Alimentos ricos em magnésio - couve, salsa, espinafrem gérmen de trigo, pão integral, nozes e amêndoas. O magnésio atua como vasodilatador, diminuindo a pressão arterial.
- Alimentos ricos em fibra - cereais, legumes, leguminosas, fruta e frutos secos. A fibra faz com que o alimento seja mastigado por mais tempo e mais exaustivamente. Uma dieta rica em fibras ajudará a prevenir transtornos gastrointestinais, transtornos metabólicos e doenças cardiovasculares.

Evite:

- Alimentos preparados, conservas, enchidos e salgados.
- Alimentos cujo rótulo evidencie sódio.
- Gorduras animais - bacon, banha e manteiga.

Dicas para cozinhar com pouco sal

- Cozinhe ao vapor, em folhas de alumínio e na grelha assim preservará o sabor dos alimentos. Escolha refeições que saibam bem ser a adição de sal.
- Salgue a carne e o peixe apenas no final da confeção.
- Cozinhe as batatas com pele, não adicione sal.
- Substitua o sal por ervas aromáticas e/ou especiarias.
- Evite levar o saleiro para a mesa.

Chá e café, posso tomar?

Contrariamente às crenças populares, o consumo moderado de café, no máximo 3 chávenas por dia, não leva à hipertensão. Depois de beber uma chávena de café é normal que haja um ligeiro aumento da pressão arterial. No entanto, não é duradouro e é seguro. Em situações de tensão arterial muito elevada o café deve ser ingerido com cautela. 
Relativamentevao chá preto, não há nada a apontar ao seu consumo.

Posso continuar a fumar?

O cigarro provoca a contração dos vasos sanguíneos, aumenta a tensão arterial e contribui para a calcificação vascular. Os hipertensos que fumam estão particularmente em risco, tem o dobro do risco de sofrer um enfarte do miocárdio do que os hipertensos não fumadores. Reduzir não é suficiente. Abandone este hábito!

E álcool, posso consumir?

Não há nada a opor ao consumo de álcool moderado. Se toma medicação anti-hipertensiva, o álcool poderá levar rapidamente à fadiga.

Nunca ouviu dizer que a alimentação é a melhor arma?

Sabia que...

Se reduzir o consumo de sal de 12-15g para 4-6g por dia obterá uma redução moderada da tensão arterial de 10-15mmHg. Poderá conseguir uma redução acentuada da tensão arterial reduzindo a ingestão de sal diária para 3g.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal, seria um consumo máximo de 5g diárias de sal, o equivalente a 1 colher de sobremesa.

A Vossa Linda Dietista




Sem comentários:

Enviar um comentário