De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, março 24, 2015

A Dietista vai ao McDonald's

Navegava eu pelo mundo das redes sociais quando me deparei com um artigo cuja temática se centra nas escolhas de 10 Nutricionistas quando convidados para uma refeição num restaurante McDonald's. Após uma extensa análise nutricional sobre todas as escolhas deparei-me, no final, com a seguinte questão:

E eu, qual seria a minha escolha como Dietista (e não como Andreia)?

Muito simples, nós Dietistas e Nutricionistas também vamos ao McDonald's, também comemos gelados, chocolates e também apreciamos um bom bife com um ovo a cavalo acompanhado por batata frita. Sim, esses alimentos também existem nos nossos dicionários e, esporadicamente, nas nossas ementas! E não, não é por isso que somos menos profissionais e menos credíveis. A diferença é que ao contrário dos demais, nós, Dietistas e Nutricionistas, sabemos o que fazer após estas situações, sabemos como "reparar" os danos cometidos e, acima de tudo, sabemos dizer não quando o apetite por esses alimentos volta! E por isso, não precisamos ser reprimidos ou "olhados" pelo canto do olho aquando destas situações, porque nós sabemos aquilo que fazemos quando o assunto é "comidinha" pouco saudável.

Posto isto, a minha escolha, passaria por algo que eu realmente gosto, como um McChicken! Melhor escolher algo que realmente aprecio e eleger essa refeição como o "presente" do mês do que escolher um pequeno presente todos os dias. Um pequeno presente todos os dias acaba por se tornar viciante e, se na primeira semana começa com uma unidade todos os dias, na última semana dará por si com 3 ou 4 unidades diárias e na pesagem mensal a balança não será generosa, acredite!

Eu, Dietista e Andreia, tenho uma alimentação saudável e, ofereço, a mim mesma, um presente todos os meses e, não é a existência desse presente que descredibiliza a minha alimentação saudável ou a minha profissão! O dito presente é saboreado desde a primeira até à última dentada. Os restantes dias são recheados por alimentos que eu considero saudáveis e adequados para a minha atividade diária.

Assim, as 10 escolhas, apresentadas no referido artigo, não me espantam. Tirando uma ou outra é a típica escolha de quem segue uma alimentação saudável. Mas, se analisarmos bem, especialmente o valor calórico de cada uma, veremos que todas elas apresentam em média o mesmo valor calórico  que, no fim do dia é aquele que conta! 
Imaginemos que por dia necessitamos de 1500 Kcal para manter o nosso peso! Se a refeição que efetuar no McDonald's mais os restantes alimentos ao longo do dia não ultrapassarem as 1500 Kcal o seu peso manter-se-à estável! E, se durante este dia ainda efetuar alguma atividade física, arrisco a dizer que ainda poderá perder umas 100 ou 200 gramas!

E esta, é só uma de muitas razões pela qual não devemos julgar a Dietista que vimos no mês passado a almoçar no McDonald's. Ela "pode" dar-se ao "luxo" de uma refeição dessas sem peso na consciência!

Querem ver que agora vou deixar de frequentar a minha esteticista só porque a "coitada" não tem tempo para arranjar as suas sobrancelhas! Querem ver que é por priorizar os clientes e não a si própria que é menos profissional!

Não façamos juízos de valor!

A Vossa Linda Dietista!


Sem comentários:

Enviar um comentário