De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Porções alimentares - Como controlar?

Qualquer dieta tem por base um "rigoroso" controlo de porções, contudo nem sempre é fácil resistir às tentações (porções XXL). Posto isto, deixo-lhe aqui umas pequenas dicas:

1º  Troque o prato que habitualmente usa, por um mais pequeno. O prato de sobremesa é o ideal.

2º Evite comer directamente do pacote, independentemente do alimento em questão, porque o mais certo é que apenas pare quando o pacote já estiver vazio. Em vez disso, coloque uma pequena porção num prato ou numa tigela.

3º Sempre que puder, adquira alimentos em doses individuais. Para além de controlar muito melhor as porções ingeridas ainda consegue transportá-los com maior facilidade para fora de casa.

4º Por norma, quando cozinha sobra sempre comida, e, em vez de comer tudo para que nada sobre, reparta as sobras em tupperwares individuais para o almoço do dia seguinte ou congele e tenha sempre uma refeição "prontinha" a sair.

5º Assim que pensar em servir-se uma segunda vez, faça uma pausa - o nosso organismo necessita de cerca de 20 minutos para "perceber" se está satisfeito ou se continua com fome.

6º Evite trazer as panelas e travessas para a mesa, deixe-as no forno ou sobre o fogão - quem quiser mais terá de se levantar, ou seja, reduz-se a probabilidade de repetir a dose.

7º Mesmo que faça uma das principais refeições (almoço e jantar) no restaurante, é perfeitamente possível manter a dieta. Inicie a refeição com uma sopa ou salada. Em vez de pedir uma dose peça apenas meia dose. Partilhe a sobremesa doce com outra pessoa - não se prive de uma sobremesa doce, apenas partilhe, verá que saberá tão bem como se fosse uma sobremesa inteira.

Continua a ser difícil resistir?

Seja extremista - Compre uma balança e pese tudo antes de confeccionar. Desta forma comerá apenas o que pesar, nem mais nem menos.

É difícil controlar tudo o que ingere, claro que sim, não discordo, bem pelo contrário. Contudo, qualquer dieta exige esforços, e nem sempre, o maior esforço é não comer, mas sim educar o organismo, ou seja, comer pouco de cada vez e várias vezes ao dia. Este é o lema!

O seu dia-a-dia deve ser constituído, pelo menos, por 5 refeições - pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar. E para tal, basta regular cada uma destas refeições de 3 em 3 horas e ingerir poucos alimentos de cada vez. Verá que ao comer regularmente, na refeição seguinte nunca estará faminto.

Dê uso a todos estes conselhos e depois conversamos!

A vossa Linda Dietista,

Sem comentários:

Enviar um comentário