De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Leite... Culpado ou inocente?

Qual é, afinal, o papel do leite na sua alimentação, ou melhor, qual deveria ser?

Pois bem, o que a maioria dos especialistas dizem é que o leite tem inúmeros benefícios para a saúde humana, contudo há quem defenda que o leite não faz falta nenhuma na alimentação diária. Posto isto, resolvi alargar a minha pesquisa e trazer uma outra vertente!

Ao que parece, beber leite é um hábito moderno, pois só depois da revolução agrícola e com a domesticação dos animais, é que o consumo de lacticínios se tornou possível. O leite é assim um alimento relativamente recente na alimentação do ser humano, o que pode ser a explicação para 70% da população adulta mundial apresentar intolerância à lactose- dificuldade/impossibilidade de digerir o açúcar do leite. Já para não falar que, após a amamentação nenhum outro mamífero de nenhuma outra espécie consome leite.

Lacticínios como o leite, iogurte e queijo fresco apesar de possuírem um baixo Índice Glicémico, aumentam muito a libertação de insulina pelo pâncreas , o que a longo prazo, pode causar resistência à insulina, que está na origem de várias patologias - diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, síndrome do ovário poliquístico, alguns cancros (próstata e mama), miopia, acne e diminuição da idade da menarca/puberdade.

E agora, onde vai você "desencantar" o cálcio?

O leite é tido como um alimento perfeito, por conter proteínas de alto valor biológico e cálcio, que é a "arma" indicada na luta contra a osteoporose, contudo não é totalmente correcto utilizar única e exclusivamente esta "arma". O cálcio é apenas uma das "armas" utilizadas no combate à osteoporose e não a mais importante! Na existência de um desequilíbrio entre o cálcio e os restantes nutrientes pode ocorrer desmineralização óssea. Um destes nutrientes é o magnésio cuja deficiência (saliente-se que esta pode resultar de um consumo excessivo de cálcio) diminuição da densidade mineral e aumentar o risco de fracturas.

Respondendo à sua questão e dizendo-lhe desde já, que ao contrário do que pensa você e todos os outros, não é só através dos lacticínios que se obtêm quantidades adequadas de cálcio. Os vegetais, como as couves, os brócolos e os espinafres também contêm cálcio e apresentam uma taxa de absorção de cálcio semelhante à dos lacticínios. Apesar de, grama por grama os lacticínios conterem mais cálcio que os vegetais acima mencionados, estes contém outros nutrientes e em quantidades superiores como é o caso do: magnésio, Vitamina K (nutriente importante na manutenção da saúde óssea) e potássio (nutriente que se apresentou em estudos de médio e longo prazo como "optimizador" do metabolismo ósseo).

Pense um pouco, lembre-se de todos os anúncios publicitários que vê sobre o leite e reflicta sobre aqueles que falam na adição e/ou suplementação de outras vitaminas ou minerais. Pois é, querem igual o efeito benéfico dos vegetais.

Longe de mim, incentivá-lo a abandonar o consumo do leite, mas que estes aspectos são algo a considerar, isso não pode negar!

Deixo aqui um conselho, beba leite, mas com moderação e faça dos vegetais (acima mencionados) a sua escolha na obtenção de cálcio e outros minerais importantes para preservar a saúde dos seus ossos! Utilize o leite apenas como um "ajudante" nesta tarefa e não como o "chefe"!


Sem comentários:

Enviar um comentário