De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sábado, janeiro 21, 2012

Goji - A sensação dos últimos tempos

Parece o nome de um cometa, eu sei, mas não é. O Goji é uma pequena baga vermelha, originária da Ásia, venerada durante séculos pelos habitantes dos Himalaias, considerada um tesouro para os Tibetanos. Despertou o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante.

Segundo alguns estudos, é provavelmente a fruta com maior riqueza nutricional existente no planeta.

Possui todos os 8 aminoácidos essenciais (são essenciais porque o nosso corpo não os produz, pelo que, têm de ser obtidos através dos alimentos) - Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina. Estes "magníficos" actuam sobre o Sistema Imunitário, estimulando o funcionamento dos leucócitos até 300%, o que pode ajudar na prevenção de gripes e constipações.

É rico em ácidos gordos essenciais - Ómega 3 e 6 - que são responsáveis pela síntese de hormonas, pelo bom funcionamento cerebral e são reguladores do Sistema Nervoso Central.

Excelente fonte de oligoelementos - Zinco, Ferro, Cobre, Cálcio, Selénio, Fósforo e Gêrmanio, mineral que raramente é encontrado nos alimentos e que possui actividade anti-cancerígena comprovada.

As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de Vitamina C encontrada nas laranjas, o que se traduz em 2500 mg de de Vitamina C por 100g de Goji. São ainda ricas em Vitaminas do Complexo B (B1, B2 e B6) e em Vitamina E.

Possui Carotenóides, entre eles, o B-Caroteno, Zeaxantina e luteína, que têm função antioxidante e ainda funcionam como protectores da vista.

Contém fitonutrientes - Beta Sisterol (função anti.inflamatória, ajuda a controlar os níveis de colesterol e ainda pode ser utilizado no tratamento de impotência sexual), Betaína ( função digestiva e energizante), Fisalina (é eficaz na produção de colina e é uma substância activa contra todos os tipos de leucemia), Sesquiterpenóides (alivia o desconforto menstrual) e Solavetivona (função anti-bacteriana e anti-fúngica).

E finalmente, mas não menos importantes, destaca-se a sua riqueza em polissacarídeos de elevada densidade, que têm função imunomoduladora e possuem efeito anti-envelhecimento.

Todos os alimentos têm o seu lado positivo, mas este é todo ele positivo e benéfico para a saúde de quem o consome! Não recomendo que se alimente única e exclusivamente de Goji, mas pelo menos, tente inclui-lo no seu dia-a-dia!

Assim sendo, e de uma forma muito generalista, apresento-lhe os benefícios destas bagas, que não são milagrosas, mas são certamente a cura de alguns males.

- Protegem o corpo do envelhecimento e aumentam a longevidade;

- Promovem o bem-estar em geral;

- Combatem a artrite;

- Equilibram os níveis de pressão do sangue;

- Melhoram os níveis de Insulina nos diabéticos;

- Melhoram as cataratas, a visão turva e a audição;

- Fortalecem os ossos e os tendões;

- Protegem a pele dos danos causados pelo sol;

- Promovem a fertilidade.

Não sabe como usar?

Tire do pacote e adicione a batidos, misture com outras frutas secas e/ou frescas ou coma mesmo assim, baga a baga, mas não exagere, pois a quantidade diária recomendada são 15 a 45 gramas, ou seja, mais ou menos uma "mão cheia".

Não sabe onde comprar?

Na ervanária mais próxima, com certeza que encontra!

A vossa Linda Dietista

Sem comentários:

Enviar um comentário