De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Alergia alimentar VS. intolerância alimentar

Muitos de vós desconhece a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar, chegando mesmo a denominar as duas por igual. Numa primeira fase parece, de facto, tratar-se da mesma patologia, contudo há diferenças bem evidentes, que passo a citar.

O termo alergia aplica-se quando uma substância provoca uma reação imune no organismo. No caso de uma alergia alimentar, diz - se que tal acontece quando a proteína presente em determinado alimento é reconhecida como estranha pelo organismo, podendo na maioria dos organismos ser inofensiva.

Os alimentos que, frequentemente, causam alergia são, no caso das crianças, o leite de vaca, a farinha de trigo, o ovo e o amendoim. Nos adultos são as frutas, os vegetais, o amendoim, as castanhas e os frutos do mar.

Um dos fatores de risco é o contacto precoce com os alimentos (acima mencionados), nomeadamente antes dos 3 anos, período de vida em que o trato gastrointestinal não se encontra totalmente desenvolvido.

A sintomatologia varia consoante o organismo, contudo, a mais comum é: diarreia, cólicas, vómitos e náuseas.

A incidência de determinada manifestação alérgica varia de acordo com os hábitos de consumo alimentar. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum a alergia ao amendoin, enquanto que no Japão se verifica maior incidência alérgica à soja e na Suécia e Finlândia as alergias a peixes e frutas cítricas.


No caso da intolerância alimentar, a resposta exagerada do organismo não é de caráter imunológico. Na maioria das vezes, a reação é causada pela produção insuficiente ou ausente, do organismo, de enzimas digestivas. Um exemplo muito comum é a intolerância à lactose, na qual as pessoas não têm a enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar no leite (lactose).

O glúten, a lactose, os frutos do mar, os corantes, os conservantes e os intensificadores de sabor são, frequentemente, os maiores causadores de intolerância alimentar.

As manifestações da intolerância alimentar são muito semelhantes às da alergia alimentar, motivo pelo qual, muitas vezes, é impossível verificar o envolvimento, ou não, do sistema imunológico nas reações adversas dos alimentos.

O tratamento de uma intolerância alimentar, consiste na exclusão dos alimentos que provocam a reação. Contudo, é necessário um cuidado especial na leitura dos rótulos, devido à expressão "vestígios de".


Na prática temos:

Leite de vaca


  • Alergia alimentar - O corpo do paciente produz anticorpos da alergia e células específicas contra as proteínas do leite. Quando o paciente ingere leite de vaca, o sistema imune identifica-o como uma toxina e, como tal, precisa ser eliminado. Dessa eliminação resulta o aumento do trânsito intestinal, provocando, diarreia, gases distensão abdominal.

  • Intolerância alimentar - A lactose (açúcar do leite) é um dissacarídeo e estes não são absorvidos no intestino, para que isso ocorra é necessária a existência da enzima lactase que desdobra a lactose em galactose e glicose que são monossacarídeos e são absorvidos pelo organismo. Quando a lactase está diminuída ou ausente a lactose vai acumular-se no intestino e consequentemente atrairá muita água, sendo que, será fermentada pelas bactérias intestinais com formação de gases, cólicas, diarreia e desconforto e distensão abdominal.

O mesmo se verifica para todos os outros alimentos alergéneos.

Tem estes sintomas após a ingestão de algum alimento? Comece por excluí-lo da sua alimentação diária mas, mais tarde volte a introduzi-lo para assim poder obter um diagnóstico, feito o mesmo, recorra ao médico para depois este poder despitar a hipótese, ou não, de intolerância alimentar!

A vossa Linda Dietista




 

Sem comentários:

Enviar um comentário