De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, abril 16, 2015

A verdade por detrás dos testes de intolerância alimentar...


"Teste de intolerância alimentar pode ajudar a fornecer uma alimentação saudável." "Inovador teste de intolerância alimentar avalia mais de 520 alimentos." "Exame de intolerância alimentares a 565 alimentos, permite criar eficazmente um plano alimentar..."

Link

Os exemplos acima apresentados são alguns dos utilizados para, hoje em dia, promover uma alimentação saudável. Até um simples teste já é detentor de todos os conselhos, dicas e truques de uma alimentação saudável. Quem diria que evoluiríamos tanto em tão pouco tempo...
                                                                                                     
Desengane-se aquele que ainda acredita na utilidade destes testes. Por muito requisitados que sejam, na minha opinião é como tapar o sol com a peneira. Esta é a opinião de uma Dietista frustrada pensam vocês mas a opinião da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica não fica muito longe da minha e foi transmitida num comunicado onde se afirma a inutilidade destes testes.

Inúteis, sem fundamentação científica e utilidade diagnóstica e mesmo assim alvo de uma procura incontável, porquê?

Nos dias que correm tudo aquilo que se apresente como inovador e/ou solução "milagrosa" é alvo de muitos adeptos, especialmente, quando o "lesado" se pode desresponsabilizar! É comum ouvirem-se, após a realização dos ditos testes, comentários como: "afinal, o motivo de não estar a perder peso era a intolerância a todos estes alimentos..."! 

Paremos um pouco para pensar!

Será que os métodos tradicionais não resultam mesmo ou serão as pessoas que procuram resultados imediatos?


Mas porque razão o motivo do insucesso passa por intolerâncias alimentares? Sabem qual a definição de intolerância alimentar?
Link

Estamos perante uma situação de intolerância alimentar quando o nosso organismo não tem enzimas suficientes para proceder à correta digestão dos alimentos. Este processo pode ser acompanhado de sintomas como cólicas abdominais, diarreia, náuseas e vómitos.

Em nenhum ponto se verificam ou verificarão sintomas como "problemas na gestão do peso". Quando estamos a seguir um plano alimentar e não se verifica uma redução do peso corporal é porque em algum momento o seguimento do mesmo ficou comprometido e não porque existe a remota possibilidade de uma ou várias intolerâncias alimentares.

Acham realmente possível possuir uma ou várias intolerâncias e nunca se verificarem os sintomas após a ingestão dos referidos alimentos?
Não será também um pouco estranho verificarem-se as ditas intolerâncias precisamente nos alimentos que mais privilegiamos?
Sim, de facto é estranho mas é o resultado mais comum, intolerâncias a alimentos frequentemente consumidos que, por sinal são aqueles que mais gostamos.
As imunoglobulinas G4 são os anticorpos medidos por estes testes e são normalmente produzidas pelo nosso sistema imunitário como forma de reconhecimento às proteínas dos alimentos que ingerimos. Assim sendo é perfeitamente normal que os alimentos que mais gostamos sejam os ditos "maus da fita" pois a sua ingestão repetida provoca um aumento destas imunoglobulinas, classificando-os automaticamente como impróprios!

Infelizmente, ainda há quem pague e quem recorra a estes métodos para encontrar mais uma desculpa para o não cumprimento dos objetivos traçados a nível do peso corporal mas lembrem-se sempre que os únicos lesados são única e exclusivamente VOCÊS. Assumir um erro não significa que a guerra está perdida mas sim que serão tomadas todas as medidas para não a perder!
E Eu, estou aqui para o que der e vier!

A Vossa Linda Dietista!


Link


Sem comentários:

Enviar um comentário